No sábado, dia 7 de dezembro, a partir das 11h, o Itaú Cultural abre a Ocupação Leda Maria Martins. Dedicada a esta intelectual brasileira, poeta, professora, teatróloga, dramaturga, curadora, crítica de arte e Rainha de Nossa Senhora das Mercês, a mostra encerra as Ocupações de 2024 e permanece em cartaz até março de 2025.
A exposição reúne mais de 140 peças, como fotografias, rascunhos de poemas, primeiras publicações e processos de pesquisas, que revelam sua trajetória e diferentes formações – da academia tradicional às experiências na poesia, no teatro e no reinado –, os pensamentos conceituais desenvolvidos por ela, como tempo espiralar, encruzilhada, oralitura e corpo-tela, sua importância para o teatro com investigações sobre os dramaturgos Qorpo Santo (1829-1883) e Abdias do Nascimento (1914-2011), e o conhecimento como Rainha de Nossa Senhora das Mercês da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Minas Gerais.
Aproveito para mandar outra sugestão relacionada à literatura, que acontece na mesma semana.
Na quinta-feira, dia 5 de dezembro, às 20h, a Sala Itaú Cultural (224 lugares) recebe a cerimônia de anúncio dos vencedores de 2024 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, que premiará dois livros e seus autores – um de poesia e outro de prosa – entre os 10 finalistas deste ano. São eles: os brasileiros Airton Souza, João Silvério Trevisan, Juliana Krapp, Micheliny Verunschk e Rodrigo Lobo Damasceno; os cabo-verdianos Germano Almeida e José Luiz Tavares; o moçambicano Álvaro Taruma e os portugueses Hélia Correia e Nuno Júdice. A cerimônia será conduzida por Selma Caetano, diretora da Oceanos Cultura, e Manuel da Costa Pinto, um dos curadores do prêmio, com participação de Jader Rosa, superintendente do Itaú Cultural. Haverá, ainda, uma apresentação musicada dos livros finalistas feita pelo músico Romulo Fróes. É aberta ao público e pode ser acompanhada em transmissão on-line simultânea pelo canal do Oceanos no YouTube: www.youtube.com/OceanosCultura.