O ano foi marcado por muitas novidades quando se trata do conhecimento sobre a obra de Patrícia Galvão, com a publicação recente de seus escritos prisionais e a homenagem na Festa Literária de Paraty (FLIP) deste ano. Pagu teve ainda a antologia “Palavras em Rebeldia” publicada em novembro também pela curadoria do professor Kenneth David Jackson.
Durante o lançamento de “Palavras em Rebeldia”, o professor Kenneth Jackson afirmou que só foi capaz de selecionar o que seria abordado em seu livro devido a uma promessa da Edusp de lançar a obra completa do jornalismo de Patrícia Galvão em seguida.
O cumprimento dessa promessa chega na forma do livro “O Jornalismo de Patrícia Galvão”, volume 1, reunindo textos publicados em periódicos como O Homem do Povo, Diário de Notícias, A Noite, Vanguarda Socialista, Diário de S.Paulo, Jornal de São Paulo, dentre outros, e desenhos publicados na Revista de Antropofagia. No total serão quatro volumes em edição digital que completarão a obra jornalística de Pagu.
O professor Kenneth David Jackson, reúne neste volume intitulado “Pagu e a Política” publicações de cunho social e ativista. Este primeiro volume conta também com alguns dos processos sofridos por Patrícia Galvão, como acusações de envolvimento em conflitos e “agitações extremistas”, e até mesmo a resolução que resultou em sua expulsão do Partido Comunista sob alegações de promiscuidade.
Sobre o projeto
A coleção “O Jornalismo de Patrícia Galvão” é parte de um projeto conceituado em 1990 pelo Professor de língua portuguesa na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, Kenneth David Jackson.
Especialista em literatura brasileira e portuguesa com interesse especial pelo movimento modernista, Kenneth Jackson trabalhou durante anos catalogando textos e identificando fontes para o lançamento dessa obra, contando com a colaboração de nomes como Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu, José Sebastião Witter, então diretor do Arquivo Público do Estado de São Paulo e Augusto de Campos, o primeiro grande pesquisador do jornalismo de Patrícia Galvão.