O evento acontece na próxima quarta-feira (31) e contará com um bate-papo com Fernando Altemeyer Junior e sessão de autógrafos
Na próxima quarta-feira (31), Leonardo Boff participa do lançamento do livro Terra madura, publicado pela Editora Planeta, em São Paulo. O evento acontecerá na Livraria Megafauna, terá início às 19h e será gratuito e aberto ao público. Além da sessão de autógrafo, o autor conversará com Fernando Altemeyer Junior. Na obra, Boff explora campos do agir e pensar humano para provocar reflexões que levem a um salto de consciência coletiva rumo a uma relação mais saudável com a Terra.
SERVIÇO:
Lançamento do livro Terra madura com bate-papo entre Leonardo Boff e Fernando Altemeyer Junior
Dia 31 de janeiro, a partir das 19h
Livraria Megafauna
Endereço: Av. Ipiranga, 200 – loja 53 – República, São Paulo – SP, 01046-010
SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO:
O professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Leonardo Boff retorna às livrarias com a obra Terra madura, publicada pela Editora Planeta. Em meio a crises ambientais e climáticas, no novo livro, Boff propõe incentivar debates que estimulem decisões, tanto pessoais quanto coletivas, que possam levar a uma nova consciência e ações que priorizem o cuidado com o planeta Terra.
Abordando três campos do agir e pensar humanos, sendo eles: a ética política, a ecologia integral e a vida do espírito, o filósofo não busca apresentar um tratado, mas sim oferecer peças e sugestões que, juntas, permitem o vislumbre de um caminho que repensa a teologia da vida. A partir da elaboração de reflexões, Boff provoca leitores e leitoras a encontrarem estratégias para que o ser humano compreenda o impacto que tem em todo o ecossistema terrestre e busque maneiras de possibilitar que toda a diversidade seja acolhida e tenha as condições necessárias para que possa existir.
Escrito durante a pandemia de Covid-19, Leonardo Boff conta que as ideias e reflexões apresentadas em Terra madura nasceram a partir do sofrimento pelo qual a Terra e a humanidade estão passando. “O que realmente nos faz refletir, mais que o encantamento, como afirmavam os filósofos gregos, é o sofrimento em todos os seus modos: corporal, psíquico, espiritual. O sofrimento sempre nos lança as perguntas: Por quê? Qual o sentido? Por que eu? Por que a pessoa amada, a família, a nação, o planeta inteiro? Onde erramos? O que temos de mudar?”, escreve o teólogo na apresentação do livro.
Certo de que a Terra e o ser humano estão intrinsicamente ligados – quando o planeta adoece, a humanidade padece junto, sendo o oposto também uma verdade –, em Terra madura, Leonardo Boff apresenta um novo olhar para questões cotidianas urgentes e enfatiza. “Lado a lado com a nossa ciência, a técnica e os cuidados humanos, poderão vir luzes e caminhos capazes de nos tirar deste vale tenebroso da sombra da morte e nos levar a pastagens verdejantes.”
FICHA TÉCNICA:
Título: Terra madura
Autor: Leonardo Boff
ISBN: 978-85-422-2465-8
160 páginas
R$ 54,90
Editora Planeta
SOBRE A AUTORA:
Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique (Alemanha), em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano, além de professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior. É doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. Em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé, ex-Santo Ofício, no Vaticano, pelo qual foi punido. Em 1992, sendo de novo ameaçado com uma segunda punição pelas autoridades de Roma, renunciou às suas atividades de padre e se autopromoveu ao estado leigo. Atualmente vive em Petrópolis-RJ e compartilha vida e sonhos com Marcia Maria Monteiro de Miranda, educadora e lutadora pelos direitos a partir de um novo paradigma ecológico. Tornou-se, assim, “pai por afinidade” de uma filha e cinco filhos, compartilhando as alegrias e dores da maternidade/paternidade responsável. Vive, acompanha e recria o desabrochar da vida nos netos Marina, Eduardo, Maira, Luca e Yuri. É autor de mais de cem livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.
SOBRE A EDITORA
Fundado há 70 anos em Barcelona, o Grupo Planeta é um dos maiores conglomerados editoriais do mundo, além de uma das maiores corporações de comunicação e educação do cenário global. A Editora Planeta, criada em 2003, é o braço brasileiro do Grupo Planeta. Com mais de 1.500 livros publicados, a Planeta Brasil conta com nove selos editoriais, que abrangem o melhor dos gêneros de ficção e não ficção: Planeta, Crítica, Tusquets, Paidós, Planeta Minotauro, Planeta Estratégia, Outro Planeta, Academia e Essência.