Com concertos gratuitos, o projeto leva centenas de pessoas ao Centro Histórico para ouvir música instrumental a cada primeira sexta-feira do mês
Na próxima sexta-feira (3), às 19h, a Escadaria do Passo recebe mais um show do projeto Rumpilezz Funfun no Passo. Há um ano a Orkestra Rumpilezz, fundada pelo maestro Letieres Leite (in memorian), dava início à retomada de uma agenda calendarizada de shows em Salvador se apresentando mensalmente no Centro Histórico da cidade com seu tradicional figurino branco. Desde outubro do ano passado, na sua primeira apresentação, o projeto tem levado centenas de pessoas à Escadaria, um público marcado pela diversidade e pela alegria que lota o espaço na primeira sexta-feira de cada mês. O Rumpilezz Funfun no Passo é uma iniciativa do Instituto Rumpilezz em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo do município e a Saltur.
Em comemoração ao primeiro ano e ao sucesso do projeto, a Orkestra irá apresentar um concerto que passeia por vários trabalhos realizados junto ao maestro Letieres Leite. Entre eles, o “Rumpilezz visita Caymmi”, os autorais “A Saga da Travessia” e “Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz” e o álbum “Moacir de Todos os Santos”, lançado em 2022. Temas como “Floresta Azul”, “O Samba Nasceu na Bahia”, “Coisa n° 7” e “Noite de Temporal” estarão presentes no repertório.
Funfun no Passo
A escolha da sexta-feira não foi à toa. No Candomblé, este dia da semana é regido pelos orixás funfun, ou seja, que se vestem apenas de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da Orkestra. Rowney Scott, saxofonista do grupo, ressalta que “a Rumpilezz tem uma vibração espiritual muito forte: os tambores, as músicas, o maestro Letieres Leite… a gente sempre toca com o botão da espiritualidade ligado”. Para Tiago Nunes, percussionista, “realizar esses concertos na primeira sexta-feira de cada mês é fortalecer o espírito de Letieres”. Tanto Rowney como Tiago integram a Comissão Artística da Orkestra Rumpilezz, colegiado formado por alguns músicos após a morte do maestro e que é responsável, atualmente, pelas questões artísticas e musicais do grupo.
A religiosidade de matriz africana é parte fundamental da Orkestra. Criada em 2006 por Letieres Leite, a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras “z” em referência ao jazz. Conhecida e aclamada internacionalmente por sua formação, originalidade e musicalidade, é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.
Para a Orkestra, integrar uma agenda de ocupação do Centro Histórico a partir do projeto Funfun no Passo, levando a música instrumental de raízes afro-baianas para as ruas em concertos gratuitos, abertos ao público de todas as idades, é uma grande realização. Até o final do ano o público ainda poderá conferir os concertos de outubro, novembro e dezembro, com muita música e ancestralidade.
O Instituto Rumpilezz tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
SERVIÇO – Rumpilezz Funfun no Passo
Onde: Escadaria do Passo – Centro Histórico de Salvador
Quando: 4 de outubro (sexta-feira), às 19h
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre.