Além da historiadora, Manuel da Costa Pinto ainda conversa com o escritor gaúcho José Falero na TV Cultura
Nesta sexta-feira (13/12), Manuel da Costa Pinto conversa, no Entrelinhas, com a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz e com o escritor gaúcho José Falero. A edição inédita vai ao ar na TV Cultura, às 20h.
Lilia, que vem fazendo um trabalho fundamental de leitura do Brasil a partir de suas representações visuais, fala sobre o lançamento do livro Imagens da Branquitude, a Presença da Ausência, em que discute o modo como obras pictóricas, fotografias e a linguagem da publicidade naturalizaram as assimetrias raciais brasileiras. Em uma análise rica e detalhada, ela revela os mecanismos sutis e explícitos que sustentam essas narrativas históricas e culturais.
Depois do reconhecimento pelo romance Os Supridores, José Falero acaba de publicar Vera, uma narrativa que lança um olhar corrosivo sobre a situação de mulheres que enfrentam a exclusão, a invisibilidade e a masculinidade agressiva. O escritor fala no programa sobre essa nova obra, que aborda de forma sensível e crítica as relações de gênero, desigualdade e violência nas periferias de Porto Alegre.