O consumo de moda está em constante transformação, e o Brasil ocupa a posição de 9º maior mercado de roupas e acessórios do mundo, segundo o Euromonitor Internacional. Acompanhando o comportamento dos consumidores, dados de 2023 mostram que 72% dos brasileiros acreditam que moda é uma forma de expressão e comunicação, conforme a pesquisa realizada pela OpinionBox. Já a pesquisa Beauty & Fashion do Google indica que 33% das pessoas desejam se vestir de forma mais confortável. Esses dados refletem macrotendências que vão influenciar a produção e o design de moda até 2030, como destaca Wagner Heckert, Global Head of Marketing da Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência em soluções para a indústria da moda.
O novo consumidor tem mostrado maior consciência em suas escolhas, e a prioridade ao se vestir está mudando: conforto e busca pela singularidade ganham espaço, junto à demanda por tecidos de qualidade. “As pessoas se guiarão menos por tendências passageiras e mais pela expressão de sua personalidade”, comenta Wagner. As tendências de moda têm um ciclo de vida que passa pela popularidade, saturação e declínio, enquanto as macrotendências levam entre 10 a 15 anos para se consolidar. Já as microtendências são mais efêmeras, durando de três a cinco anos. Um exemplo é o slow luxury, que reflete uma mudança no consumo, alinhando valores de sustentabilidade, ética e autenticidade. “Nos próximos anos, o conceito de superprodução dará espaço a guarda-roupas cápsulas, materiais duráveis e de baixo impacto ambiental”, prevê Wagner.
Para Claudio Grando, chairman da Audaces, o alto nível de informação do consumidor é determinante nas macrotendências, direcionando as mudanças nos processos criativos e produtivos das marcas. “O consumidor hoje tem acesso a informações na palma da mão, o que permite comparar preços e avaliar a reputação das marcas. Esse cenário coloca o poder de decisão nas mãos do cliente final. A pressão do consumo rápido sobrecarrega as equipes de criação, que trabalham sob alto estresse. Nesse contexto, o conceito de Indústria 5.0 — que valoriza o bem-estar no trabalho e integra automação em diversos níveis — emerge como a solução para oferecer design, qualidade e preço justo ao consumidor final”, afirma.
A multisolução Audaces 360, um conjunto de tecnologias que aumenta a qualidade dos produtos, otimiza processos, reduz desperdícios e responde com agilidade às demandas, é uma das soluções mais inovadoras disponíveis para a indústria de roupas.
Inteligência Artificial no Processo Têxtil
Para incorporar a Indústria 5.0 ao setor de moda, a Audaces desenvolveu a inteligência artificial generativa chamada Audaces Sofia. Com ela, o profissional têxtil descreve o produto que deseja criar, e o software gera modelos de roupas com ilustrações realistas, trazendo precisão ao resultado final de peças como blusas, vestidos, calças, bolsas e calçados. A ferramenta ainda permite a criação de estampas inéditas e a geração de imagens foto-realistas baseadas em criações prévias e desenhos técnicos, com alta precisão.
A Audaces Sofia representa a primeira grande inovação da multinacional no plano de crescimento para 2024-2030. Durante esse período, a empresa espera investir aproximadamente R$ 1 bilhão em novos produtos, P&D, novos canais de vendas, aquisições, RH, marketing e expansão internacional.