Como parte das ações do Museu da Imagem e do Som de Caetité – MIS, a sala de exibição Maria Pinho, com sede no prédio da Rádio Educadora Santana, será aberta ao público no próximo dia 29 de julho a partir das 19:00 horas, como mais um atrativo cultural da cidade, com espaço para exposições e sala de exibição para cerca de 50 pessoas.
A sala Maria Pinho nasce do esforço do Coletivo AMIS, da Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité, e foi financiado com recurso federal da Lei Paulo Gustavo, aprovado no Edital Municipal Audiovisual, LPG nº 02. A sala fica no prédio do antigo CINE TEATRO PAX – espaço cultural da cidade de Caetité, que já esteve em intensa e contínua atividade entre os anos de 1970 a 1990.
Um cinema na mão e várias ideias na cabeça. A paráfrase de Glauber Rocha é inspiração para falar sobre Maria Pinho, a homenageada da sala, uma mulher que nos anos 1950 embarcou na arte e cultura do cinema com a inauguração do Cine Vitória, um feito gigante para época e para o gênero feminino, numa sociedade ainda muito machista.
A proposta da sala é oferecer, de forma regular, sessões e mostras com exibições periódicas de filmes, vídeo-documentários para estudantes e jovens do bairro do entorno, atuando em parceria com as escolas estaduais e municipais numa proposta pedagógica que venha enriquecer o universo cultural dos estudantes e jovens da comunidade do entorno.
Sobre o MIS
O coletivo MIS é formado por pessoas da sociedade de Caetité e conta, entre seus membros, com professores da UNEB/Campus VI, de escolas públicas, populares, além de instituições parceiras como o Museu do Alto Sertão da Bahia, e representantes da Fundação cultural e educacional santana de Caetité, como o pároco local. O MIS tem assumido, de forma voluntária, a gestão de parte do acervo pertencente à Rádio Educadora, cuidando da manutenção do material fílmico (películas de filmes antigos) e sonoro (disco de vinil) e outros documentos.
“A Sala Maria Pinho é um marco para a cultura de Caetité. É um espaço que resgata a história do Cine Teatro Pax, um local que marcou gerações de caetiteenses, e que agora se transforma em um centro de produção e difusão cultural para o presente e futuro”, afirma Diane Stela, proponente do projeto.
A inauguração da Sala Maria Pinho contará com a presença do coletivo AMIS, da Fundação Cultural e Educacional Santana de Caetité, de realizadores audiovisuais e de parceiros do coletivo, com falas e exibição de curtas. Na ocasião, o público poderá conhecer o novo espaço e desfrutar de uma programação especial. Se estiver em Caetité não deixe de visitar a sala Maria Pinho e prestigiar o espaço.
Serviço:
Inauguração da Sala de exibição Maria Pinho em Caetité
Dia: 29 de julho de 2024
Horário: 19:00
Local: Rádio Educadora Santana de Caetité. 607, Av. Dom Manoel Raimundo de Melo, 607, bairro São José. Caetité – BA, 46400-000