Um bate-papo sobre a criatividade e o impacto das obras de Glauber Rocha é uma atração imperdível para os fãs de cinema. Ainda mais quando a conversa é entre a cineasta Paula Gaitán, viúva do diretor, e Richard Peña, professor da Columbia University e ex-diretor de programação de cinema do Lincoln Center, complexo cultural em Nova York. Os dois protagonizam “Da Fome ao Sonho”, documentário inédito que estreia com exclusividade no Curta! e que estará disponível no CurtaOn – Clube de Documentários um dia após a exibição no canal.
Com direção de Paula Gaitán e Eryk Rocha, produzido pela Aruac Filmes e viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a produção revisita a carreira de um dos mais importantes realizadores do século XX. Gaitán e Peña debatem os ideais, técnicas e manifestos, como “Eztetyka da Fome” e a “Eztetyka do Sonho”, que embasam os filmes de Rocha, avesso à ideia de uma arte que glamouriza a pobreza e a desigualdade.
Conduzido por Gaitán, que entrevista o professor Peña, o documentário reflete sobre o poder político do cinema, que nos anos 60 e 70 teve um momento de ouro com o trabalho de cineastas como Glauber Rocha.
“Suas teses cabem na discussão que continua sendo, e sempre existiu: o que é um filme político? É só o filme que tem informação? O que provoca ação? Ou o que tem outras definições, como ele (Glauber) disse, mas para abrir especulações filosóficas?”, questiona Peña.
Para o crítico e especialista, os filmes criativos, cheios de energia e com uma linguagem arrojada e própria de Glauber de Rocha ajudaram a definir o cinema político. Na conversa, Peña destaca o domínio do ícone do Cinema Novo sobre a linguagem cinematográfica como um exemplo.
“Glauber fez o que ele queria. E isso inspira muitas pessoas. Para mim, a grande lição de Glauber é que dá para fazer cinema político. E fazer de forma irracional, você não pode seguir modelos. Tem que incluir sentimentos, não só informação”, avalia.
Além de debaterem as teses de Glauber Rocha, eles abordam filmes como “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, “Câncer” e “Idade da Terra”, que impactaram e revolucionaram o cinema nacional, com novas perspectivas e influências.
“O que mais me impressionou enquanto assistia ao Festival de Tiradentes, era a ideia que o cinema brasileiro existe em cada parte do país”, declarou Peña sobre o atual cenário do cinema brasileiro.
“Da Fome ao Sonho” é uma produção da Aruac Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme também pode ser visto no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). A estreia é no dia temático Quartas de Cena & Cinema, 11 de fevereiro, às 21h30.















