A Obra Social Mansão do Caminho, instituição reconhecida por projetos que têm como público majoritário pessoas que se autodeclaram negras, promoverá no dia 19 de novembro o Desfile Consciência Negra e Empoderamento Capilar.
O evento acontecerá em dois momentos – pela manhã, às 10h30, e pela tarde, às 14h30 – e apresentará penteados produzidos pelas alunas do Curso de Tranças da instituição. São jovens que durante todo o ano aprenderam sobre a importância das tranças, a força da representatividade dos penteados afro, a história do estilo, a ancestralidade, além do autocuidado e do empreendedorismo no ramo.
Após o desfile, haverá apresentação dos alunos do Curso de Percussão, que também mostrarão a força da cultura afro através dos instrumentos. A plateia será formada por familiares e colegas dos estudantes.
O Curso de Tranças faz parte do projeto “Um Salto para o Futuro”, que é desenvolvido pela Mansão do Caminho, financiado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, com patrocínio exclusivo da Larco Distribuidora de Petróleo.
A programação de aulas contempla 16 modalidades artísticas, como percussão, ballet, canto e teatro. Os alunos são oriundos das escolas de educação regular mantidas pela obra social e frequentam a unidade em tempo integral, desde a creche até o terceiro ano do ensino médio, com a oportunidade de desenvolver outras habilidades no contraturno. Na instituição são oferecidas quatro refeições diárias e ainda atendimento médico, odontológico e psicológico. A Mansão do Caminho atende cerca de 5 mil pessoas/dia, sendo 2 mil estudantes a partir de 4 meses de idade.
Quando: Terça-feira, 19 de novembro, 10h30 ou 14h30
Onde: Mansão do Caminho – Rua Jayme Vieira Lima, 104 – Pau da Lima, Salvador – BA