Livro de professor baiano discute as relações entre a Mídia e o Mercado
Baiano de Itacaré, o professor Fernando Oliveira lança o livro “A Mídia e a Ordem Sancionada” nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro, no Movimento Flicafé, no 2º piso do Shopping Itaigara, a partir das 16h. “A Mídia e a Ordem Sancionada”, é um livro crítico sobre as relações entre a Mídia e o Mercado.
Genuíno pensador da contemporaneidade, Oliveira é um dos pioneiros nas reflexões sobre uma economia política e uma semiótica da mídia e das redes sociais, quando previu se tratar de um poder global de amplo alcance, a par das promessas mirabolantes.
Segundo o prefaciador, Norval Baitelllo Jr, trata-se de “um dos mais lúcidos guias para os tempos de incerteza nos quais vivemos. Reúne rotas, mapas, pistas, autovias invisíveis aos olhos cansados dos viajantes que somos todos nós”, desvendando o mecanismo de produção e disseminação dos discursos de ódio em nossos dias.
De fato, neste novo título Fernando demonstra como a articulação mídia-mercado se transformou em uma poderosa máquina de produção de riqueza e de transformação de valor cultural e simbólico em valor econômico, confirmando aquela máxima de Muniz Sodré quando afirma: “a mídia é a boca do capital”. A mídia exerce um papel crucial com sua atuação ritualística e sistemática na fixação das crenças e das imagens simbólicas, para a regulação da ordem social em nossos dias. Os mecanismos do mercado e da mídia atuam como instâncias de produção e consagração de valor – transformando o valor cultural e simbólico em valor econômico. São espaços de luta por hegemonia dos agentes e atores sociais em disputas pela disseminação e validação das narrativas, para a reprodução do poder político, do econômico e simbólico.
Viajeiro entre as arenas de debates, Fernando lembra que o livro foi escrito entre Brasília, São Paulo, Salvador, Ilhéus e finalizado em Itacaré, no mês de outubro. “Como bom baiano, na virada do ano sempre jogava flores no mar pedindo forças para avançar e concluir o livro. Na virada de 2023 para 2024 não vou precisar fazer este pedido, porque o livro agora está aqui”, declarou.
Professor Titular e Diretor do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de Professor da Pós-Graduação em Gestão Cultural, onde ensina Economia da Cultura e Economia Criativa. Bacharel em Economia pela UCSal, Mestre em Economia pela UFBA e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, período no qual foi professor da Universidade Mackenzie, FAAP, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC São Paulo. Também foi Gerente de Cooperativismo do Banco do Brasil e Produtor Cultural do CCBB São Paulo, além de ter coordenado a Assessoria de Imprensa do Banco em São Paulo.
[2] Doutor em Ciências da Comunicação e professor da PUC São Paulo.