No dia 18 de dezembro, às 19h30, o espetáculo MAR fará uma apresentação única no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador, como parte do Festival China-Brasil de Cultura e Artes, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Shanghai University e Instituto Confúcio. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
MAR reúne os artistas George Mascarenhas e Deborah Moreira, da Mimus Companhia de Teatro, em uma experiência cênica que explora a fisicalidade e a construção de uma dramaturgia não-verbal. A montagem cria imagens poéticas e instigantes ao abordar temas contemporâneos, por meio do encontro de dois personagens à beira-mar, onde sapatos trazidos pela água se acumulam, provocando reflexões e simbolismos.
Inspirado pelas histórias e paisagens da Baía de Todos os Santos, o espetáculo apresenta um mergulho nas relações humanas e no mistério do mar. “É uma chance de tocar as memórias que o mar nos traz e perceber emoções que conectam todos nós que vivemos à beira dele”, destaca Deborah Moreira.
Sobre o espetáculo
MAR reflete a essência artística da Mimus – Companhia de Teatro, conhecida pela exploração da expressividade corporal e da Mímica Corporal Dramática, técnica desenvolvida por Etienne Decroux. Com dramaturgia autoral, o espetáculo desafia a imaginação dos espectadores, criando situações e emoções que ressoam com as experiências humanas mais profundas.
George Mascarenhas explica que o trabalho dá continuidade à pesquisa cênica do grupo, presente em produções como Alegria de Viver (2009), O Tigre e Refazendo Salomé (2016). “Buscamos um diálogo constante entre a teatralidade, a fisicalidade e as nuances das relações humanas em cena”, afirma.
Sobre a Mimus – Companhia de Teatro
Fundada em 2007 por Deborah Moreira e George Mascarenhas, a Mimus tem se destacado por sua abordagem inovadora no teatro físico e mímica corporal. A companhia, sediada em Salvador, combina criação cênica, formação artística e difusão cultural, com projetos como a Revista Mimus, publicação online gratuita sobre mímica e teatro físico.
A Mimus também se dedica a ações formativas, oferecendo oficinas e cursos, e mantém um repertório variado de espetáculos que dialogam com a contemporaneidade.
Os artistas
- George Mascarenhas é ator, diretor e professor da Escola de Teatro da UFBA, com formação em Mímica Corporal na École de Mime Corporel Dramatique (Paris/Londres). Pós-doutor em Artes Cênicas, atua como editor da Revista Repertório e da Revista Mimus.
- Deborah Moreira, atriz e dramaturga, é diretora geral da Mimus. Formada em Mímica Corporal e mestre em Artes, dirigiu e atuou em diversas montagens premiadas, com destaque para O Tigre e Refazendo Salomé.
O espetáculo MAR é uma oportunidade imperdível para os amantes das artes cênicas vivenciarem uma experiência sensível e inovadora.
Serviço
O que: Espetáculo MAR
Quando: 18 de dezembro, às 19h30
Onde: Teatro Martim Gonçalves, Salvador (Canela)
Evento: Festival China-Brasil de Cultura e Artes
Ingressos: Entrada gratuita