O aclamado “Muito além do Media training – o porta-voz na era da hiperconexão” chega à sua segunda edição pela editora Aberje
Gafes em discursos improvisados ou um simples comentário em uma rede social podem virar crimes públicos em poucos cliques, atingindo em cheio a imagem de uma organização inteira. Casos assim, tão comuns no mundo hiperconectado em que vivemos, são a prova de que não existe separação entre CPF e CNPJ.
A presença digital dos líderes corporativos não é apenas uma extensão de suas empresas, mas uma fusão indissociável de suas identidades pessoais e profissionais. No contexto digital omnichannel, é imperativo que lideranças saibam se comunicar de maneira eficiente e empática com cada um de seus públicos, transmitir os valores e princípios corporativos. O preparo constante e um letramento de mídia é cada vez mais crucial.
É o que defendem as autoras de “Muito além do Media training – o porta-voz na era da hiperconexão”, que chega à sua segunda edição, aclamado como um livro de cabeceira para lideranças que precisam se comunicar de forma eficiente com seus diferentes públicos.
Jornalistas e especialistas em gestão de crise, com 20 anos de experiência na área e tendo treinado mais de 12 mil executivos do setor público e privado, Patrícia Marins e Míriam Moura destacam que, na era de informação, dominar a arte de comunicar se tornou uma espécie de Santo Graal e um passaporte para a manutenção do poder.
“Num momento em que autenticidade e transparência são moedas valiosas, um líder deve saber navegar com uma consciência aguçada, adotando uma postura que equilibre autoridade e empatia. Uma comunicação estratégica e humanizada nas mídias sociais não apenas fortalece a confiança dos seguidores, mas também projeta valores organizacionais de forma mais genuína e impactante”, afirma Patrícia Marins, que é sócia-fundadora da Oficina Consultoria.
“Muito além do Media training” foi considerada “a obra mais importante da história da comunicação empresarial brasileira” e o “livro de negócios em comunicação de 2023”, nas palavras de Paulo Nassar, diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
A publicação, que teve sua primeira edição esgotada em apenas três meses após o lançamento, em 2023, foi atualizada com dados recentes e traz insights e ferramentas práticas para que as lideranças tenham uma visão holística da comunicação.
Míriam Moura, consultora associada da Oficina Consultoria, ressalta que saber argumentar e apresentar ideias de maneira impactante em diversas mídias e situações é uma habilidade essencial em tempos de polarização e fake news: “O porta-voz pode ser bem-sucedido no seu objetivo de se comunicar com o público por meio das redes sociais, mas, a cada vez que ele se expõe, corre o risco de ser mal interpretado”.
Um dos temas abordados é justamente este: “Crises, como evitar?”. Além da contextualização e análises, o capítulo traz a entrevista com o especialista em gestão de crises, João José Forni. Estão na obra ainda personalidades como o teórico da comunicação francês Dominique Wolton, a juíza Andrea Pachá, o ex-ministro Miguel Jorge e o neurocientista Miguel Nicolelis.
“Muito além do Media training” está disponível no site da Aberje (www.aberje.com.br/editora/) e nas principais livrarias e plataformas digitais do país.
Sobre a Aberje – A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Global Alliance for PR and Communication Management e Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.