Longa de Kleber Mendonça Filho avança na premiação considerada como o Oscar britânico. Neste domingo, filme concorre a três categorias no Globo de Ouro, que contará com presença de Kleber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux, Wagner Moura, Alice Carvalho e Gabriel Leone
“O Agente Secreto” avança na temporada de premiação com duas pré-indicações ao Bafta, prêmio da Academia Britânica de Cinema, considerada o Oscar britânico. O filme de Kleber Mendonça Filho disputa uma vaga entre os finalistas das categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original. As nomeações do BAFTA 2026 serão anunciadas no dia 27 de janeiro. Antes disso, neste domingo, 11, o longa leva o Brasil aos holofotes do Globo de Ouro, onde, em um feito inédito para o país, concorre em três categorias: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme de Drama. A cerimônia de premiação contará com a presença do cineasta Kleber Mendonça Filho, da produtora Emilie Lesclaux, e dos atores Wagner Moura, Alice Carvalho e Gabriel Leone. Também estarão presentes: a distribuidora Silvia Cruz; Sandra Delgado, realizadora audiovisual e companheira de Wagner Moura, além de Fionnuala Jamison, da MK2 e Fred Burle, da One Two Films, coprodutores internacionais do filme.
As novidades internacionais incluem ainda o The Golden Beast, concedido pela equipe de programação do Festival de Nova York à gata Carminha, que vive Liza e Elis no filme, e o prêmio de Acting Achievement para Wagner Moura no Astra Awards, que reconhece a ilustre carreira do ator brasileiro, que vem se destacando no último ano principalmente por sua premiada atuação em “O Agente Secreto”. O longa já conta com 52 prêmios; confira aqui a lista completa de premiações e indicações do filme.
No Spirit Awards, principal premiação do cinema independente na temporada, o longa de Kleber Mendonça Filho compete pelo prêmio de Melhor Filme Internacional. Já no Lumières, premiação da crítica francesa, a indicação do filme é na categoria de Melhor Coprodução Internacional. A produção figura ainda na shortlist do Oscar, pré-indicado nas categorias de Melhor Filme Internacional e Elenco (Gabriel Domingues). No dia 22 de janeiro, serão reveladas as indicações finais à maior premiação de cinema do mundo.
Em sua décima semana em cartaz no Brasil, “O Agente Secreto” já foi visto por mais de 1,1 milhão de pessoas e segue em exibição no circuito brasileiro. Internacionalmente, o filme se aproxima dos 300 mil espectadores na França, será lançado no dia 29 na Itália e Espanha, e chega aos cinemas do Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro.
“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional, com produção da CinemaScópio, e tem como coprodutora a francesa MK2 Films, a alemã One Two Films e a holandesa Lemming. A distribuição no Brasil é realizada pela Vitrine Filmes e com patrocínio da Petrobras.
SINOPSE
Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia, na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.















