A primeira coisa que vem à cabeça são os chás. A maioria dos chás calmantes atuam no sistema nervoso central e devem ser consumidos de 30 a 60 minutos antes de dormir para que possam fazer efeito. Eles podem ser utilizados individualmente ou em mistura de duas ou três plantas. O ideal é aumentar 250ml de água por cada planta adicionada ao chá. A nutricionista Priscila Gontijo, da Puravida, indicou algumas opções de chás relaxantes que podem ser incluídos na rotina e que vão melhorar o sono.
Camomila: é uma erva muito popular que pode ser consumida por pessoas de diferentes idades, inclusive bebês a partir do sexto mês de vida. O chá de camomila possui substâncias com funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, que auxiliam no relaxamento e melhoria da qualidade do sono.
Valeriana: a planta ajuda a combater a insônia, e outros distúrbios do sono por apresentar efeitos sedativos e relaxantes. Além de ajudar no relaxamento, a valeriana pode ser usada como um calmante natural contra a depressão e o estresse.
Lavanda: é uma planta medicinal muito utilizada para auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão e má digestão. A lavanda apresenta propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas que ajudam no relaxamento.
Passiflora: também conhecida como maracujá, a passiflora tem propriedades que ajudam a acalmar e a melhorar a qualidade do sono por apresentar ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, favorecendo a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação. O consumo pode refletir na melhora da qualidade do sono, além de ajudar os casos de insônia.
Erva-cidreira: o chá de erva-cidreira tem propriedades que auxiliam o corpo a relaxar. Os compostos fenólicos presentes na erva provocam um efeito calmante e sedativo no organismo, contribuindo para melhorar a qualidade do sono. O consumo também é indicado para auxiliar nos casos de insônia.
Magnólia: a magnólia é uma planta tradicional da China, conhecida por suas propriedades ansiolíticas. O consumo ajuda a regular o humor, além de ser indicada para auxiliar o tratamento da ansiedade, nervosismo e quadros leves de depressão, sendo uma opção para ajudar no relaxamento noturno.
Os chás são ótimas opções para ajudar no relaxamento e sono, mas ao consumi-lo, é importante consultar um médico, uma vez que alguns tipos não são indicados para gestantes e lactantes.
E o que dizer do chá de coentro?
Na culinária baiana o coentro não falta. Mas sua utilidade e capacidade de fazer bem ao organismo supera em muito o que ele já empresta de sabor. O coentro melhora a digestão, previne alguns tipos de câncer, controla a pressão alta, diminui colesterol e triglicérides, previne diabetes ajuda a desintoxicar o fígado, equilibra o intestino. Alguns estudos demonstram que o coentro pode ter uma ação positiva no tratamento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla. Além disso, uma revisão publicada na Food Research International aponta que os fitoquímicos bioativos do coentro tem efeito ansiolítico, antioxidantes, anti-inflamatórios, analgésicos, neuroprotetores e antimicrobianos. Então, o que dizer do chá de coentro?
As sementes de coentro têm maior concentração de nutrientes, em especial um ingrediente ativo chamado linalol, que se acredita ser capaz reduzir os distúrbios do sono. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology estabeleceu que o extrato aquoso das sementes do coentro tem efeitos ansiolíticos e sedativos, além de efeito relaxante muscular. Mas como em tudo na vida, há cuidados e precauções. O chá de coentro é contraindicado para crianças, grávidas, lactantes, idosos, alérgicos à planta, pacientes sob tratamento com anticoagulantes e pessoas com problemas respiratórios.
Como fazer chá de coentro
1. Aqueça 250ml de água até a ebulição
2. Diminua para fogo baixo, adicione 1 colher de sopa de folhas de coentro desidratado
3. Aguarde 10 minutos de infusão
4. Deligue o fogo, coe e adoce a gosto.
Já experimentou tomar copo de leite com mel antes de dormir?
Além de combater a insônia e favorecer um sono de qualidade, a combinação de leite e mel pode ajudar de várias formas o nosso organismo. Pesquisas comprovaram que estes alimentos contêm triptofano e aminoácidos essenciais, cujos efeitos aumentam a produção de melatonina, uma substância associada ao sono.
Mas há outros motivos para tomar leite com mel antes de dormir: melhora a pele, melhora a digestão, aumenta a resistência e ativa o metabolismo, melhora a saúde óssea, tem propriedades antibacterianas, é considerado um aliado do sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce.
Quanto ao combate a insônia, sua mistura tem sido usada desde a Antiguidade como remédio contra a falta de sono, isso porque o mel contém açúcares naturais e triptofano, que estimulam a liberação das substâncias químicas que ajudam a dormir bem. Os nutrientes do leite também promovem o aumento da serotonina, um neurotransmissor relacionado com o relaxamento e o alívio do estresse.
Maracujá – Para fechar, o bom e velho maracujá, fruta que contém substâncias com ação tranquilizante do sistema nervoso central. O suco da fruta ou o consumo da polpa in natura tem efeito calmante e relaxante que promovem o alívio da ansiedade, da irritabilidade e ainda por cima evita a insônia. Se usar mel para adoçar então…