A ação faz parte do projeto de lançamento do livro “Das Leis de Incentivo ao FSA: Uma Análise das Políticas Públicas para o Audiovisual no Brasil (2000-2015)”, de Sandro Santana
Já está disponibilizada na plataforma Youtube a “Oficina de Acessibilidade para Projetos Culturais”, curso totalmente gratuito e dividido em quatro vídeos. A “Oficina de Acessibilidade para Projetos Culturais” faz parte do projeto de lançamento do livro “Das Leis de Incentivo ao FSA: Uma Análise das Políticas Públicas para o Audiovisual no Brasil (2000-2015)”, de Sandro Santana. Os quatro vídeos que compõem o curso estão disponíveis no canal do autor: https://www.youtube.com/@sandro_santana/videos e diretamente através do link: https://www.youtube.com/watch?v=AcVEl5oNIJ0&list=PL-rxCpPp7afm5KIgih53gy5rWH0I2_oed.
Segundo Santana, a “Oficina de Acessibilidade para Projetos Culturais” vem contemplar uma lacuna de conhecimento de conceitos e aplicabilidade de ações de acessibilidade em projetos culturais, que é resultado mais de um desconhecimento das possibilidades de ações acessíveis nos diversos tipos de produtos, serviços e ações culturais, do que falta de conscientização de artistas e produtores.
Na primeira aula são apresentados os conceitos basilares para a promoção de ações de acessibilidade em projetos culturais. Num segundo momento, conhecemos as Dimensões da acessibilidade: arquitetônica (sem barreiras físicas); comunicacional (sem barreiras na comunicação entre pessoas); metodológica (sem barreiras nos métodos e técnicas de lazer, trabalho, educação etc.); instrumental (sem barreiras instrumentos, ferramentas, utensílios etc.); programática (sem barreiras embutidas em políticas públicas, legislações, normas etc.); atitudinal conceitos l (sem preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações nos comportamentos da sociedade para pessoas com deficiência). Na sequência, o curso aborda mais especificamente a acessibilidade à ambientes culturais e audiovisuais. Na última aula, o foco é na acessibilidade midiática no audiovisual.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.