Após temporada na Chapada Diamantina, o projeto Despertar Criativo desembarca em Salvador para mais uma oficina “100 ML de Teatro” de forma 100% gratuita. As vagas são limitadas.
A arte como ferramenta de transformação pessoal. Esse é o propósito da oficina Despertar Criativo – 100 ML de Teatro, que acontece no dia 09 de março, às 9h, no SESC Casa do Comércio, em Salvador. A iniciativa utiliza o teatro e técnicas integrativas, como meditação, respiração consciente e exercícios sistêmicos para fortalecer a autoestima, desenvolver a comunicação e estimular a criatividade dos participantes.
Criada pela arte-educadora e terapeuta Lia Vasconcelos, a metodologia “100 ML de Teatro” é inspirada no Teatro do Oprimido (Augusto Boal) e em abordagens terapêuticas como o Psicodrama (J. Levy Moreno) e a Constelação Familiar Sistêmica (Bert Hellinger). Também utiliza elementos de Programação Neurolinguística (PNL) e Comunicação Não Violenta (CNV) para ampliar as possibilidades de expressão e relacionamento interpessoal.
As sessões são compostas por rodas de conversa, dinâmicas de grupo e exercícios criativos, permitindo aos participantes superar bloqueios, identificar padrões de comportamento e desenvolver maior segurança para se comunicar de forma assertiva.
“O Despertar Criativo é uma extensão de mim, uma abordagem única que surge de quem eu sou e das técnicas que aprendi e desenvolvi em algumas décadas de trabalho na área de cultura, educação e, mais recentemente, com as práticas de Reiki, Constelação Familiar e meditação. Meu propósito é compartilhar os frutos da minha evolução com pessoas que também estão em busca de autoconhecimento e de uma existência mais leve e amorosa”, descreve Lia Vasconcelos, que também é produtora cultural responsável pelo projeto.
Ação social: bolsas gratuitas destinadas a associações culturais comunitárias de Salvador
Como parte do compromisso social do projeto, 10 bolsas gratuitas serão destinadas a jovens atendidos pela ONG Bumbá – Escola de Formação Artística e pelo CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes. Essa iniciativa busca ampliar o acesso de populações em situação de vulnerabilidade ao contato com a arte e ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais por meio do teatro. As demais vagas, que são limitadas, estarão disponíveis para o público geral, e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
O produtor cultural e sócio fundador da ONG Bumbá, Roberto Filho, ressalta a importância do acesso gratuito a atividades culturais para os adolescentes atendidos na Bumbá. “É fundamental a democratização, acesso à cultura e promover a participação das pessoas do território de Pituaçu em atividades culturais. Essas atividades e ações artísticas, contribuem para o despertar da identidade artística e cultural que existe no imaginário ancestral de cada participante”, reforça Filho que também atua como coordenador administrativo e financeiro na ONG.
O 100 ML de Teatro propõe uma experiência de reconexão com a criatividade e a espontaneidade, ajudando os participantes a experimentarem novas formas de se relacionar e se expressar. Através de jogos teatrais e dinâmicas integrativas, a oficina possibilita ensaiar novos comportamentos e lidar com desafios do cotidiano de maneira mais leve e consciente.
“A inclusão sócio cultural amplia o universo de formação e de participações políticas, pedagógicas e culturais propiciando o “artivismo”, troca de aprendizados entre os pares, com vistas aos projetos de vida de cada jovem dinamizador cultural participante do CRIA”, destaca Beth Vieira, coordenadora geral do CRIA.
Chapada Diamantina foi palco das primeiras ações do projeto
Antes de chegar a Salvador, o “Despertar Criativo – 100 ML de Teatro já foi realizado em diferentes localidades da Chapada Diamantina, impactando educadores e agentes culturais.
Em fevereiro de 2025, o projeto passou por:
– 03/02 – Oficina para professores do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier (Palmeiras – Chapada Diamantina);
– 14/02 – Oficina para professores da Escola Municipal de 1º Grau de Campos de São João (Campos de São João / Palmeiras – Chapada Diamantina);
– 21/02 – III Encontro Nacional de Produtoras Colaborativas (Vale do Capão – Chapada Diamantina).
A receptividade tem sido muito positiva, com relatos de participantes que destacam os benefícios da oficina para a autoconfiança, criatividade e comunicação. “Durante a oficina foi possível fazer uma viagem no tempo, resgatando momentos importantes que são responsáveis pela pessoa que sou hoje, com minhas fragilidades e potencialidades. Mas a lição mais preciosa foi entender que não sou tábua de salvação do mundo, que não tenho que me anular em detrimento do outro”, relata Gilvana Guimarães, coordenadora da Escola Municipal de 1º Grau de Campos de São João.
“Recomendaria a oficina para todas as pessoas, principalmente, para as pessoas que querem levar o mundo nas costas, que sempre se deixam de lado para cuidar de resolver problemas do outro. Para as mães, esposas, professores, para que possam entender que só conseguimos cuidar bem do outro se estivermos bem física e emocionalmente. Para que se permitam viver com mais leveza, mesmo diante dos desafios diários”, complementa Gilvana.
Expansão do projeto: acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva
Em junho, o Despertar Criativo dará mais um passo importante rumo à inclusão, promovendo uma edição especial da oficina para pessoas com deficiência auditiva. Essa atividade gratuita será destinada a jovens e adultos de baixa renda, a partir de 16 anos, interessados em artes e comunicação. A oficina será realizada com a consultoria de Cintia Santos, especialista em artes cênicas e libras.
Além disso, também será realizado um Encontro Online sobre Produção Cultural e Acessibilidade, voltado para sensibilizar produtores culturais e capacitá-los na elaboração de projetos acessíveis. Com carga horária de 4 horas, o evento terá capacidade para atender 30 participantes.
Sobre o projeto
O Despertar Criativo busca promover autoconhecimento e bem-estar por meio de oficinas de teatro, escrita, vídeo e musicalidade. Criado pela arte-educadora e terapeuta Lia Vasconcelos, o projeto combina práticas artísticas e integrativas para facilitar a comunicação e o desenvolvimento pessoal dos participantes.
O Despertar Criativo – 100 ML de Teatro foi contemplado nos Editais Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Sobre Lia Vasconcelos
Arte-educadora, terapeuta e produtora cultural, Lia Vasconcelos atua há anos na interseção entre arte, educação e práticas integrativas. Criadora do Despertar Criativo, ela desenvolveu uma metodologia única que alia recursos artísticos e ferramentas de autoconhecimento, oferecendo experiências transformadoras para o público.
Serviço
Onde: SESC Casa do Comércio, Salvador
Quando: 09/03/2024 das 9h às 12h
Inscrições gratuitas: Sympla
Para quem é a oficina?
A atividade é indicada para pessoas a partir de 16 anos interessadas em artes, comunicação e desenvolvimento pessoal. É um convite para quem deseja superar bloqueios emocionais, melhorar a expressão e aprimorar sua comunicação interpessoal.
O que levar?
Roupas confortáveis;
Garrafinha ou recipiente reutilizável para água, evitando o uso de copos descartáveis.