A busca por métodos que potencializam o desempenho e a recuperação dos atletas tem levado ao crescimento do uso da oxigenoterapia hiperbárica (OHB) na medicina esportiva. Essa técnica inovadora vem se destacando por seus benefícios amplamente reconhecidos na regeneração muscular, melhora da performance e por acelerar a recuperação de lesões.
De acordo com Gabriel Mendes, médico hiperbarista e sócio do Centro OxyRenova, as câmaras monoplace Oxy são cada vez mais utilizadas por atletas de diversas modalidades. “A OHB acelera a recuperação muscular, reduz inflamações e melhora a oxigenação dos tecidos menos vascularizados. Isso influencia diretamente na performance e ajuda os atletas a retornarem mais rapidamente aos treinos e competições”, explica Mendes.
A oxigenoterapia hiperbárica se baseia na inalação de oxigênio puro em ambiente pressurizado, o que multiplica a concentração de oxigênio na corrente sanguínea em até 20 vezes. Esse aumento estimula a formação de novos vasos sanguíneos, melhora a irrigação de áreas comprometidas e atua diretamente na cicatrização e reparo tecidual. Estudos apontam benefícios como aumento da capacidade aeróbica, resistência física e redução da dor e do inchaço, fatores essenciais para esportistas que enfrentam altos níveis de esforço.
Gabriel Mendes, que atende atletas como o jogador Danilo Santos (ex-Palmeiras e atual volante do Nottingham Forest, da Inglaterra), os triatletas Rafael Rizzato e Rafael Peralva; e jogadores do Vitória como Willian Oliveira, Luan Santos e Willean Lepo, destaca que a OHB é ideal para tratar lesões como entorses, fraturas e dores crônicas. “A terapia hiperbárica acelera a regeneração celular e reduz a fadiga muscular, permitindo que o atleta respeite os limites do corpo enquanto busca uma recuperação plena”, enfatiza.
A popularidade da OHB não se restringe ao Brasil. Ícones do esporte, como Cristiano Ronaldo, Neymar e Novak Djokovic, já incorporaram a técnica em suas rotinas. No caso do jogador de futebol Thiago Silva, atualmente no Fluminense, o uso da terapia hiperbárica foi uma das condições para sua volta ao clube. Outro exemplo marcante é o do ex-jogador da NFL Terrell Owens, que utilizou a OHB para se recuperar rapidamente de uma grave lesão e participar do Super Bowl na mesma temporada.
Clubes brasileiros, como Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio, também investem na oxigenoterapia hiperbárica em seus centros de treinamento. A tecnologia auxilia na redução da fadiga entre jogos, prevenção de lesões e recuperação acelerada, otimizando a rotina intensa de competições.
SERVIÇO
Dr. Gabriel Mendes
Endereço: OxyRenova -Centro de Saúde Integrada & Medicina Hiperbárica – Av. Paulo VI, 389 – Pituba, Salvador – BA
Contato: (71) 98539-0567