Apresentação terá regência do maestro Carlos Prazeres, com participação da soprano Marília Vargas e solo do trompetista Heinz Schwebel
A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta o concerto “Vozes do Sagrado” , no dia 20 de julho (domingo) , no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira, no Garcia). A apresentação contará com a regência do maestro Carlos Prazeres , com a participação da soprano Marília Vargas e do solo do trompetista da OSBA, Heinz Schwebel . O evento começa às 11h , com entrada gratuita – sujeita à lotação do espaço.
No programa apresentado pela OSBA neste concerto, teremos obras de grandes nomes da música sinfônica, como Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Schubert . “Neste concerto, a Orquestra Sinfônica da Bahia percorre diferentes dimensões do sagrado: o arrependimento, o louvor, a contemplação, a súplica e, por fim, a celebração”, afirma o maestro Carlos Prazeres.
A participação da soprano Marília Vargas dá ainda mais brilho à apresentação. Formada em Canto Barroco na Schola Cantorum Basiliensis e em Lied e Oratório no Conservatório de Zurique, na Suíça, Marília é hoje uma das sopranos mais ativas e respeitadas de sua geração. Já o solista Heinz Schwebel, é Chefe de Naipe dos trompetes da OSBA, professor titular da Escola de Música da UFBA (da qual já foi diretor), doutor em Música pela católico Universidade of America (EUA) e foi vencedor do Prêmio Braskem de Cultura e Arte.
“Neste concerto com a OSBA, Marília Vargas dará voz a dois extremos da escrita de Bach: do mergulho na culpa, na ‘Cantata BWV 199’ à leveza amorosa e primaveril da ‘Cantata BWV 202’. Entre esses polos, ouviremos o brilho festivo da trombeta barroca de Galuppi com o solo de trompete de Heinz Schwebel, o instante de paz eterna no ‘Ave Verum Corpus’, de Mozart, e a devoção terna e íntima da ‘Ave Maria’ de Schubert. Mais do que um programa sacro, esta é uma travessia emocional, onde o sagrado é tratado como algo humano: falado com sinceridade, cantado com pudor, tocado com fé”, conclui o maestro Carlos Prazeres.
A apresentação deste domingo faz parte da Série Manuel Inácio da Costa, que leva a OSBA a lojas e museus de Salvador. O local do concerto também possui estacionamento gratuito, sujeito à lotação do espaço.
SOBRE A OSBA: A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) foi criada em 30 de setembro de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de divulgação foi consolidado, passando a ser gerido pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos como Organização Social (OS). A OSBA continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
20/JUL – OSBA EM: SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA | VOZES DO SAGRADO
Horário: 11h (acesso ao público a partir das 10h30)
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira) – Garcia Regência: Carlos Prazeres
Solista: Marília Vargas (soprano) e Heinz Schwebel (trompete)
Entrada: Gratuita – sujeitos à lotação do espaço
Programa:
BACH – Cantata nº 199 (Mein Herze schwimmt im Blut)
GALUPPI – Alla Tromba Della Fama
MOZART – Ave verum corpus, K.618
SCHUBERT – Ave Maria, D.839
BACH – Cantata nº 202 (Weichet nur, betrübte Schatten)















