Está no ar o formulário para inscrições das atividades celebrativas programadas para julho, mês de constituição e institucionalização da PNCV
Ministério da Cultura (MinC) inicia a campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”, com o mote “Celebre os 20 anos da Cultura Viva com o que você faz”. É um chamado para que os pontos de cultura promovam atividades comemorativas às duas décadas da Cultura Viva e compartilhem suas programações para compor o calendário nacional de celebração. Universidades, gestões públicas de cultura e o Legislativo também estão convidados a integrar a campanha. As ações poderão ser cadastradas neste link até o dia 30 de junho.
“A gente quer convidar todo o Brasil para celebrar. E começamos hoje incentivando cada território a reescrever sua memória”, convidou a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg. E acrescentou: “Que a gente possa se alimentar da nossa história, ver que evoluímos com o tempo, que crescemos com os desafios, que avançamos de maneira solidária e que se abram todos os caminhos da nossa memória, reflexão, celebração e do nosso futuro”.
Poderão ser inscritas as atividades realizadas entre 1º e 31 de julho, mês que concentra as datas de constituição e institucionalização da PNCV: 06/07/2004 – criação do Programa de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, e 22/07/2014 – sanção da Lei 13.018, que tornou o programa uma política de Estado. Em relação ao tipo de atividade, a sugestão é que os grupos e entidades culturais celebrem os 20 anos dentro da sua realidade de atuação. Podem ser realizadas, por exemplo, oficinas, espetáculos, seminários, mutirões, intervenções, aulas, rodas de conversa e de leitura, exposições, etc.
O MinC disponibilizou para os pontos e pontões de cultura a Identidade Visual da campanha e modelos de peças para as redes sociais que poderão ser adaptadas pelos grupos culturais na divulgação de suas atividades. Também será entregue o certificado de participação aos pontos que aderirem à iniciativa, realizada em conjunto com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) e com apoio do Pontão de Cultura Digital e Mídia Livre da Rede das Produtoras Culturais Colaborativas.
A campanha é o marco das celebrações dos 20 anos, que vão se estender até julho de 2025, quando está prevista a realização da 6ª Teia Nacional – maior encontro de todos os atores envolvidos na implementação da PNCV nos territórios. Durante este período, o MinC programou uma série de ações organizadas em quatro eixos: memória (lembrar o caminho percorrido), reflexão (debater as conquistas e desafios dessa política), futuro (o que se espera para os próximos 20 anos) e celebração (eventos festivos).