À medida que avançamos em direção a 2025, espera-se que a indústria turística atinja novos patamares. E apesar da inflação, existe uma expectativa para que o impulso das viagens que vimos em 2022 continue à medida que os consumidores e viajantes recuperam o tempo perdido.
De acordo com a Organização Mundial do Turismo, estima-se que 67% das viagens de lazer aumentarão ou manterão os gastos de 2023.
Desde o ano passado, vários especialistas têm visto uma indústria em processo completo não só de recuperação pós-pandemia, mas um mercado turístico em ascensão e em processo acelerado rumo à “sofisticação”.
O boom por viajar!
Após a pandemia, o desejo de viajar disparou. Diversos fatores estão impulsionando essa demanda, como a pausa obrigatória durante o confinamento, economias suplementares, modalidades de trabalho flexível e um reordenamento de prioridades, opinou Kauana Neves, Country Leader na another, agência de comunicação estratégica líder no mercado da América Latina.
Segundo as especialistas na indústria, os profissionais de marketing são importantes para capitalizar campanhas em um mercado que vive um novo esquema tecnológico e de usuários com muitos desejos de conhecer diferentes destinos.
De acordo com dados do Mastercard Economics Institute, muitos viajantes também buscam um respiro: 71% dos consumidores disseram que estão desesperados por uma pausa em sua vida diária, enquanto 81% afirmam que a pandemia os ensinou a não dar as viagens como garantidas. Essa atitude também se encontra alimentada por uma mentalidade chamada “YOLO” (sigla em inglês para “You Only Live Once”, que significa “só se vive uma vez”), onde 80% dos viajantes dizem que é igualmente ou mais provável que gastem em experiências premium que tornem suas viagens mais especiais pós pandemia.
Usuários querem experiências fora do comum
Nesse sentido, a especialista indica que os viajantes atuais buscam experiências autênticas e fora do comum. De acordo com Kauana, os usuários querem descobrir destinos menos conhecidos e apoiar as comunidades locais. Conceitos como o slow-travel, as viagens sustentáveis e os retiros espirituais adquiriram nova relevância.
Ênfase no propósito
Kauana indicou que o propósito por trás das viagens também ganhou importância. 86% dos entrevistados da Geração Z e os Millennials preferem comprar com empresas pequenas e locais quando viajam para um novo destino. Essa tendência reflete uma mudança em direção ao consumo consciente e ao apoio às economias locais.
A ascensão do “Set-Jetting”
A cultura pop e as redes sociais estão influenciando significativamente as decisões de viagem. A especialista apontou que os viajantes estão indo em massa a lugares que veem em seus programas de televisão, filmes e documentários favoritos. Além disso, os destinos instagramáveis, que ficam bem em fotos e vídeos para redes sociais, estão ganhando popularidade.
Destinos para devorar
A gastronomia é outro fator chave na escolha de destinos de viagem. 47% da Geração Z e dos Millennials planejaram uma viagem completa para visitar um restaurante específico ou participar de um festival gastronômico. As viagens impulsionadas pela comida estão em alta, com os viajantes mais jovens liderando essa tendência.
Onda de bem-estar
O bem-estar é uma prioridade para os viajantes que buscam relaxar e se desconectar de suas vidas ocupadas. Os destinos e resorts que oferecem experiências de bem-estar estão atraindo esses viajantes que buscam por tranquilidade.
Vibrações urbanas e capitais culturais
As capitais culturais continuam sendo atraentes para os viajantes. As cidades cheias de vida, com pubs, mercados ao ar livre, museus e luzes, oferecem aos turistas a oportunidade de estar no coração da ação cultural.
Um mix de Early & Last-Minute Bookings
As janelas de reserva estão mudando, com um aumento naquelas realizadas de última hora e fora da alta temporada. A flexibilidade do trabalho remoto e os empregos híbridos fomentaram essa tendência, permitindo que os viajantes tomem decisões a curto prazo. Enquanto a Geração X e os baby boomers são mais propensos a planejar com antecedência, os Millennials preferem reservas de última hora.
Como capitalizar essas tendências?
As Country Leader da another acrescentou que, para prosperar nesse ambiente dinâmico, as marcas da indústria turística devem focar em nichos de viagens rentáveis. Passar de uma estratégia massiva para uma de nicho permite atrair o público adequado e oferecer experiências personalizadas que ressoem com os interesses específicos dos viajantes.