O vídeo Pilgrimage (2010), de Eder Santos, é o primeiro trabalho exibido na nova sala dedicada ao acervo audiovisual do museu
A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, inaugura sala de vídeo dedicada a trabalhos audiovisuais, produção fundamental na arte contemporânea do Brasil e parte importante do acervo da instituição. O vídeo Pilgrimage (2010), de Eder Santos, abre a sala no dia 9 de dezembro.
Eder Santos (Belo Horizonte, MG, 1960) é um dos pioneiros da viodeoarte no Brasil. O artista começou a produzir no contexto da redemocratização brasileira, nos anos 1980. Em sua trajetória, Santos expande as fronteiras do audiovisual. Além de se dedicar à elaboração de vídeos e filmes, exibidos em exposições e em salas tradicionais de cinema, também produz gravuras, videoescultura e videoinstalação.
Em Pilgrimage (2010), o artista se volta para o processo de extração mineral, atividade exploratória realizada em diversas regiões do país, sobretudo Minas Gerais, estado natal de Santos. Com imagens captadas em áreas de alta segurança nas dependências da Vale, uma das maiores empresas do ramo, o vídeo permite conhecer as diferentes etapas de produção do minério, desde a retirada até o escoamento marítimo para comercialização.
A saga da matéria-prima é narrada por imagens com texturas e tons de marrom e cinza, que se intensificam na sequência de cenas das minas sendo implodidas. A percepção do impacto é reforçada pela trilha sonora e pela mixagem de Stephen Vitiello e Alexandre Martins, que lançam mão de sintetizador e piano para produzir graves que expõem a carga dramática do extrativismo ambiental e territorial.
SOBRE O ARTISTA
Eder Santos (Belo Horizonte, MG, 1960) é percursor da videoarte no Brasil, com uma produção que discute a hibridez entre as mídias. Considerado um expoente da terceira geração da videoarte brasileira, a poética do artista mineiro funde uma tecnologia cinematográfica a uma plasticidade, com uma produção vasta, que passa por gravura, videoescultura e videoinstalação. O artista invoca e reinterpreta culturas, memórias e a história brasileira, através das cores, texturas e áudio, que experimenta e provoca por meio de imagens videográficas.
SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.
Serviço:
Sala de vídeo – Pinacoteca Luz
Eder Santos: Pilgrimage (2010)
Abertura: 09.12.2023
Curadoria: Ana Paula Lopes
Pinacoteca de São Paulo
De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Gratuitos aos sábados – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios – válido somente para o dia marcado no ingresso
Quintas-feiras com horário estendido na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)