Lançamento acontece dia 1° de agosto na abertura do Congresso de Jornalistas que acontece na capital do Rio Grande do Norte.
No apanhado de poesias, crônicas e relatos, cuidadosamente encadeados, o autor explora, de forma criativa, realista e inquietante, o universo de pessoas e lugares. Paulo Atzingen é veterano da escrita e comemora o lançamento de sua 5ª obra publicada.
Contundente na forma de tratar os temas em sua rotina diária como jornalista, Atzingen transfere para o seu mais recente livro o abrangente poder de observação, pela forma com que interage com tudo à sua volta, o tempo todo.
“Esse livro foi maturado durante o período de reclusão imposto pela pandemia. Por ter se transformado numa fase em que todos repensaram a direção de suas próprias vidas, compor cada linha tornou-se um compromisso ainda mais desafiador, mas também um chamado e um despertar sem retorno”, comenta Atzingen ao explicar o momento em que definiu a linha de sua nova criação.
E as opiniões sobre o recente livro do escritor são convergentes quanto à originalidade com que aborda as situações e conflitos: “Autêntico jornalismo, feito por quem enxerga além do óbvio e se recusa a ver sozinho, sem dividir com a gente, felizardos leitores”, destaca o jornalista Airton Gontow, que classifica Atzingen como humanista, dono de olhar apurado e capaz de identificar e denunciar injustiças.
“O mundo, refletido no olhar de Paulo, é mais vasto do que as fronteiras de qualquer geografia, mais profundo do que os enigmas do tempo”, observa Ronaldo Vaio, jornalista da Tribuna de Santos, a respeito de ‘Pontes, Céus e Miragens’. Para ele, a obra atesta que do mundo, refletido no olhar do autor, brota a possibilidade de um outro mundo, mais terno, mais justo, mais nosso.
Na visão do também jornalista Paulo Panayotis,” Atzingen escreve com o vigor de um adolescente e sabedoria de um adulto maduro”, e vai além ao frisar que o escritor provoca o leitor e a si mesmo com textos e poesias, sob medida para os questionamentos dos dias atuais e das mídias sociais, com o grande mérito, no seu entender, “de furar a superficialidade da existência humana”.
E na coletânea de críticas, Paulo Piratininga, publicitário da Agência de Comunicação Scritta, relata que se depara em ‘Pontes, Céus e Miragens’, com “poemas peculiares, colhidos frente a cenários do Brasil e vivências contundentes de nossa realidade”. Para ele, trata-se da poesia que nasce diante da pororoca de atrativos e desfortúnios brasileiros.
O lançamento da obra acontece dia 1° de agosto na abertura do o ENCONTRO NACIONAL FEBTUR DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO no Hotel Barreira Roxa na Via Costeira.
O evento é organizado pela FEBTUR/RN E A FEBTUR NACIONAL.
A previsão é que mais de 100 jornalistas e comunicadores de turismo de 16 estados do Brasil, do Uruguai e da Argentina, estejam em Natal no 1º dia do congresso.