Remodelando a Matéria, Rematerializando a Forma
“Como um local físico e uma mentalidade, o Oasi Zegna, o centro do nosso mundo, é um verdadeiro laboratório: um lugar no qual podemos explorar incansavelmente novas fabricações, desenvolver novas formas, conceber soluções de vestuário voltadas para o presente. Aqui, experimentamos as fibras e corantes naturais mais requintados, decodificando funções e recodificando linhas para criar um sistema aberto de elementos que liberta a interpretação pessoal. Fazemos isso em constante busca por beleza e excelência, com um compromisso responsável com o meio ambiente, seguindo uma ideia integral de moda como transformação: de tecidos, cores, silhuetas” – Alessandro Sartori, Diretor Artístico da ZEGNA.
No laboratório Oasi, ocorre uma remodelação da matéria e uma rematerialização das formas, permitindo uma evolução orgânica que cresce e se transforma temporada após temporada. O ‘cashmere’ é a fibra escolhida no inverno: por sua versatilidade, preciosidade, rastreabilidade; por sua propensão a ser transformada em uma ampla variedade de texturas e superfícies. As peças também evoluem. Elas passam por uma profunda reestruturação que, ao agrupar elementos em quatro categorias, elimina distinções desnecessárias, expandindo as possibilidades de uso e o significado de cada peça. Top, bottoms, peças íntimas e acessórios são as categorias trabalhadas pela ZEGNA. A coleção é um sistema aberto, composto por elementos que podem ser sobrepostos e combinados de diversas maneiras, permitindo que a atitude individual do usuário se expresse por meio do estilo pessoal.
Uma ideia de transformação surge, da matéria à cor, enquanto a liberdade e o instinto ganham destaque como forças que moldam o estilo com facilidade. As formas evoluem a partir das existentes, são sobrepostas, ganham volumes generosos e bolsos práticos, mangas soltas ou golas, recebem abas, fechamentos, cordões. A versatilidade é resolvida por meio de uma edição cuidadosa e detalhes marcantes em peças que permitem múltiplos usos. Casacos volumosos, blusões, coletes, blazers de colarinho duplo, anoraques sem gola, o novo paletó “Il Conte” e calças generosas. Peças de malha para a parte superior e inferior têm presença e desempenho. Camisas de sobreposição e jaquetas amplas com bolsos cuidadosamente posicionados sugerem não apenas funcionalidade, mas também uma variedade de posturas e atitudes corporais. Suéteres de malha e acolchoados são destinados a serem usados como peças externas. Luvas longas de malha, óculos sem ponte, botas com bicos redondos e solados de borracha ton sur ton, o recém-criado Triple StitchTM “Monte” e bolsas macias e elegantemente projetadas completam os looks.
A sobreposição é tanto uma solução quanto uma atitude. A soma de peças é destacada pela variedade de cores, que por sua vez não são unidimensionais, mas uma sobreposição de tons: notas de branco, gelo, manteiga, tons de asfalto, granito, preto opaco, marrom folhagem e azul tinta, explosões de rosa alba, são trabalhados tanto em combinações monocromáticas quanto em misturas vibrantes. As texturas adicionam uma dimensão tátil: shetland/caxemira multi-melange, castor de puro ‘cashmere’, panno lavado, panno intarsia, panno de trabalho 3D, couro plongè apoiado por ‘cashmere’, terry de pura caxemira, denim cru. Um motivo damier alongado se move ritmicamente sobre as superfícies.
O desfile é acompanhado por uma trilha sonora muito especial, composta para a ZEGNA pelo músico britânico James Blake, que também é um grande amigo da casa. James trabalhou junto com o Diretor Artístico Alessandro Sartori para moldar uma música capaz de criar um fluxo simbiótico com os motivos e pensamentos da coleção, mas, acima de tudo, com a criatividade do ambiente.
No Oasi Cashmere, a transformação é afirmada como evolução e adaptação, o estilo como facilidade.
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SOBRE A ZEGNA
Inspirada em nosso fundador visionário, Zegna segue seu próprio caminho pela estrada que Ermenegildo construiu há mais de 110 anos nas montanhas do Piemonte, norte da Itália. A sua estrada 232, atravessando os 100 km2 de território natural Oasi Zegna em torno da fábrica de lã, se transformou na 232 Road Brand Mark – uma abstração gráfica e significante da identidade da marca Zegna, onde a história é expressa no nome da família do fundador. Estabelecida como fabricante de tecidos, a Zegna é reconhecida internacionalmente como uma marca líder global de moda masculina de luxo e parte do Grupo Ermenegildo Zegna. Gerenciado por Gildo Zegna como presidente e CEO, o Grupo Zegna projeta, cria e distribui roupas e acessórios de luxo sob a marca ZEGNA e Thom Browne para mais de 500 lojas, das quais, em 30 de Setembro de 2022, 299 são diretamente operadas pelo Grupo Ermenegildo Zegna (242 Zegna e 57 Thom Browne), em 80 países ao redor do mundo, permanecendo comprometidos em alavancar sua rica herança para construir um presente e um futuro melhores.