Ortopedista alerta sobre as consequências da postura errada ao dirigir e dá dicas do que fazer para prevenir dores e incômodos.
Com a chegada do fim de ano, muitas pessoas se preparam para viajar e aproveitar as férias, seja para descansar ou visitar familiares. Porém, as longas horas de estrada, podem resultar em desconfortos no corpo. A postura inadequada ao dirigir e a permanência por períodos prolongados sentados são fatores que contribuem significativamente para o aparecimento de dores nas costas, um problema comum entre motoristas e viajantes.
Especialmente para esse período de viagens, o Dr. Alexandre Guedes, ortopedista do esporte, cirurgião e especialista em coluna, alerta sobre a importância de adotar boas práticas de postura ao dirigir para evitar esse tipo de problema. “A má postura ao dirigir pode levar a uma série de consequências, desde dores musculares e tensões até problemas mais graves na coluna, como hérnias e lesões na região lombar”, explica o médico.
A postura correta ao dirigir
Uma postura adequada ao dirigir é fundamental para evitar dores nas costas. “O banco do carro deve ser ajustado para garantir que você tenha o apoio correto na coluna e que seus joelhos fiquem ligeiramente flexionados. A coluna deve estar ereta, com o encosto do banco alinhado para apoiar a parte inferior das costas”, orienta o Dr. Alexandre. Além disso, é importante que os braços também fiquem ligeiramente flexionados ao segurar o volante, para evitar a sobrecarga nas articulações.
Ajuste do assento: o primeiro passo para a saúde da coluna
Ajustar corretamente o assento é um dos primeiros passos para garantir o conforto e a saúde da coluna durante a viagem. “Se o banco estiver muito deitado, pode afetar sua visão e causar tensão na coluna. O ideal é que o ângulo do assento fique entre 100° e 110° para garantir uma postura confortável e alinhada”, recomenda o especialista.
Pausas regulares: um alívio para as costas
Ficar sentado por longos períodos pode gerar rigidez muscular e sobrecarga na coluna. Por isso, é importante fazer paradas periódicas durante a viagem. “Sempre que possível, faça pausas a cada uma ou duas horas para sair do carro, caminhar e alongar. Alongamentos simples, como esticar as pernas e fazer rotações com os ombros, podem aliviar a tensão e melhorar a circulação”, sugere o ortopedista.
Dicas de alongamentos simples
Alongamento dos ombros e pescoço: gire os ombros para frente e para trás e movimente a cabeça de um lado para o outro para aliviar a tensão na região cervical.
Alongamento das pernas: para aliviar a parte de trás das coxas, faça uma flexão de tronco com as pernas esticadas, tentando alcançar o chão. Mantenha a posição por 30 segundos.
Caminhada rápida: aproveite as paradas para caminhar por alguns minutos e ativar a circulação sanguínea.
Prevenção é o melhor remédio
A prevenção contra as dores nas costas começa com cuidados diários e mudanças na postura. Além disso, o fortalecimento da musculatura também é fundamental para quem passa muito tempo sentado. “Manter uma vida fisicamente ativa, com exercícios de fortalecimento muscular, pode prevenir problemas de coluna e aumentar a resistência do corpo durante viagens longas”, recomenda o médico.
Cuidar da postura ao dirigir é fundamental para garantir viagens sem dores e para manter a saúde da coluna a longo prazo. Com simples ajustes, pausas regulares e exercícios de fortalecimento, é possível prevenir desconfortos e lesões. “Durante as viagens de fim de ano, priorize o conforto e a saúde. Ajuste sua postura, faça pausas frequentes e alongue-se. Seu corpo vai agradecer” conclui Dr. Alexandre Guedes.”
Sobre o Dr. Alexandre Guedes
Médico do esporte, cirurgião ortopedista e especialista em coluna e em cirurgias minimamente invasivas. O Dr. Alexandre Guedes oferece atendimento individualizado aos pacientes, através de uma escuta atenta e com os melhores e mais efetivos tratamentos para promover saúde e qualidade de vida.