Foi lançado em Camaçari, no Terreiro de Lembá, liderado por Táta Ricardo Tavares, o projeto “Ponte de Cuidado – Nzila Mujaká: “Quem sabe de onde veio não se perde no caminho!” O evento contou com a presença de lideranças religiosas de vários terreiros de candomblé e de outros diversos seguimentos religiosos, de representantes de povos ciganos, indígenas e quilombolas, de seguimentos do movimento social e do poder público municipal e estadual.
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SEADES/BA), Ouvidoria Cidadã-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), diversas secretárias da Prefeitura Municipal de Camaçari, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Mesa de Ogãns, Casa do Hip-Hop Bahia, Sine Bahia, Deam, Rede EMUNDE, Polícia Militar da Bahia, Centro Público de Economia Solidaria da Bahia (CESOL), Aldeias Infantis SOS do Brasil , Grupo Gay e Anti AIDS, ConselhoTutelar, Conselho de Assistência Social de Camaçari, Conselho Municipal de Saúde de Camaçari, Secretaria de Saúde de Camaçari, Secretaria de Cultura de Camaçari e da sociedade, que farão parte da Rede Malha 8, e que irão dar suporte e acompanhar o projeto.
SOBRE O PROJETO
O projeto é realizado com apoio do edital Ponto de Cuidado 2023 do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do estado.
O projeto Nzila Mujaká: “Quem sabe de onde veio não se perde no caminho!” Ponto de Cuidado visa a promoção do cuidado em liberdade e inclusão social de pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, baseado em estratégias de Redução de Riscos de Danos, articulando o campo da política de combate drogas e promoção de cuidado a iniciativas voltadas à agricultura familiar e reforma agrária e promovendo estratégias de Redução de Riscos e Danos junto às comunidades tradicionais e povos originários.
O Terreiro de Lembá irá promover uma importante formação para atualização sobre Estratégias de Redução de Riscos e Danos para 100% da equipe permanente da organização, englobando todos os colaboradores/membros e parceiros dos espaços que irão receber o projeto durante sua circulação.
No decorrer do Projeto, o Terreiro de Lembá, irá oferecer também, o serviço de acolhimento e orientação sobre uso/abuso de álcool e outras drogas à moradores da zona rural, das comunidades tradicionais e povos originários, através da realização de Vivências e Workshop, firmando parcerias, para encaminhamento das pessoas atendidas, para o atendimento contínuo para os participantes que precisarem de acompanhamento. Será realizado até Junho/2024, 08 (oito) vivências relativas à política sobre drogas e a agricultura familiar, segurança alimentar e reforma agrária junto à comunidade e 8 (oito) workshops, com troca de experiências sobre empreendedorismo e geração de renda, de forma educativas à comunidade local voltadas à disseminação das estratégias de Redução de Riscos c Danos para o uso problemático de álcool e outras drogas, buscando ao total beneficiar 250 pessoas. Sendo realizadas 8 (oito) atividades em Camaçari , e 8 (oito) distribuída entre as cidades participantes do projeto:
- Lauro de Freitas, bairro Jambeiro. Terreiro Ilê Axé Opo Ajá Omim ;
- Salvador – Associação Beneficente, Educacional e Cultural Quilombola de Ilha de Maré – Ilha de Maré;
- Ilha de Itaparica – Terreiro Tuntum;
- Santo Antônio de Jesus – Terreiro Ewe Lafé , e Camaçari, além do Terreiro de Lembá, o projeto será realizado na Associação de Capoeira Inclusiva.
O dependente químico irá contar com o apoio assistencial que compreenda o amparo às suas necessidades fundamentais, o encorajamento da autoestima, fortalecimento da autonomia, estímulo à educação, qualificação laboral c auxílio para o ingresso no mercado de trabalho, através dos workshops que serão realizados.
O Terreiro de Lembá, será equipado com insumos destinados à minimização dos riscos e danos oriundos do consumo de álcool e outras drogas a serem distribuídos e disponibilizados para a comunidade e durante a realização do projeto.
O Projeto Nzila Mujaká, abre novos caminhos e com o apoio de todas e todos os parceiros, estaremos formando uma grande rede de apoio e proteção para o cuidado em liberdade, sendo um projeto inovador e de grande impacto social.
ENDEREÇO: Rua Lembá, 409 — Pq. Real Serra Verde, Estrada da Cascalheira — Zona Rural – Camaçari – Bahia. CEP: 42.813 044
Mais informações:
(71) 99302-4278
Instagram: @terreirodelemba