Nos próximos cinco meses (agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro/2025), a Fundação Cultural do Estado (FUNCEB), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), retomará o Panorama da Música da Bahia, conhecido como PAMBA.
Além de participação de artistas que integram o Catálogo PAMBA em Festivais de Música no interior do estado, a Fundação, em parceria com o IRDEB, realizará shows no Cineteatro 2 de Julho (Federação), começando dia 21 de agosto, às 20h, com o cantor Raymundo Sodré.
Compositor, cantor, instrumentista e guardião de um Brasil profundo, Raymundo Sodré é um dos nomes mais autênticos da música brasileira. Nascido em Ipirá, no sertão baiano, e forjado entre o batuque dos terreiros angola, as feiras do Recôncavo e as festas populares de interior, Sodré construiu uma carreira que honra e atualiza as matrizes afro-baianas com vigor criativo e fidelidade à tradição.
Foi com esse espírito que encantou o país no Festival MPB 80, ao interpretar “A Massa”, parceria com Jorge Portugal, que se tornou hino nacional e lhe rendeu disco de ouro. Desde então, consolidou uma obra marcada pela percussão ancestral, pela cadência do samba-de-roda e pela força narrativa das chulas, gênero que é sua marca e missão.
Agora, Raymundo Sodré retorna aos palcos com o espetáculo “O samba-chula da Bahia”, uma experiência musical que mergulha nas raízes do samba rural e transforma memória em presença. No palco, voz, violão, viola, sanfona, percussões, coro e palmas formam uma roda viva que celebra a musicalidade popular com sofisticação e alma. O repertório une composições autorais e parcerias do gênero, reafirmando a potência do samba-chula como expressão cultural de identidade, resistência e beleza.
Programação
De agosto a dezembro de 2025, o PAMBA Difusão Amplificada vai destacar a diversidade dos gêneros musicais locais e estimular a criação, produção e consumo da música autoral baiana. Com a ampliação, o projeto visa difundir ainda mais as cenas contemporâneas da música local, já tendo levado alguns dos artistas e grupos contemplados a outras localidades no estado e no país, a exemplo da SIM São Paulo, um dos mais relevantes eventos do setor musical da América Latina.
No Cineteatro Dois de Julho, serão realizados ainda shows com artistas: Joana Terra (11/09), Africania (09/10), A Trupe Poligodélica (13/11) e Fogo Pagô (11/12). No local, o Catálogo PAMBA será distribuído em estande, fomentando o contato com formadores de opinião e profissionais em trânsito.
Difusão Amplificada
O PAMBA Difusão Amplificada é uma iniciativa estruturante que visa fortalecer a programação de festivais musicais já existentes e consolidados no cenário baiano, gerando um impulso para toda a cadeia produtiva da música. A difusão reconhece o impacto econômico da música como componente da economia criativa, fomentando o empreendedorismo cultural, a profissionalização do setor e o desenvolvimento econômico do estado.
Com estratégias de democratização e acessibilidade, o PAMBA leva a música baiana a diferentes públicos e territórios, com programações que garantem o acesso à cultura para diversas camadas da população, incluindo comunidades do interior do estado. Iniciado em 2023, projeto teve uma programação composta por atividades formativas e uma mostra musical com shows em Salvador, de 40 artistas e grupos musicais da capital e interior, selecionados por curadoria especializada a partir de chamada pública.
SERVIÇO – Estreia
O quê: PAMBA Difusão Amplificada
Com: Raymundo Sodré
Quando: 21 de agosto (quinta-feira), às 20h
Onde: Cineteatro 2 de Julho (IRDEB)
Ingressos: R$ 5 (inteira) | R$ 2,50 (meia)















