Segunda edição da seleção de cantores líricos do Conservatório de Tatuí dedicada a solistas pretos, pardos e indígenas terá concerto com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Priscila Bomfim
No dia 18/12, segunda-feira, às 20h, o palco do Theatro Municipal de São Paulo será sede do recital de premiação do 2º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, iniciativa do Conservatório Dramático Musical de Tatuí, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, por intermédio de Contrato de Gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que busca dar visibilidade para solistas pretos, pardos e indígenas e contribuir para que a cena lírica brasileira se torne mais diversa.
O nome do concurso homenageia a primeira atriz e cantora lírica brasileira e negra a ganhar destaque internacional, Joaquina Maria da Conceição Lapa – a Joaquina Lapinha – considerada uma referência feminina na cena lírica e uma das primeiras mulheres a receber autorização para participar de espetáculos públicos em Portugal. Os nomes dos prêmios concedidos aos vencedores do concurso reafirmam o brilho e a persistência de alguns dos artistas que ultrapassaram barreiras de preconceito e elitismo da formação: Maria d´Apparecida, Zaíra de Oliveira, João dos Reis, Estevão Maya-Maya e Joaquim Paulo do Espírito Santo”, afirma Alessandra Costa, diretora-executiva da Organização Social Sustenidos. Paulo do Espírito Santo”, afirma Alessandra Costa, diretora-executiva da Organização Social Sustenidos.
Os vencedores da final, realizada dia 18 de novembro de 2022, no Teatro Procópio Ferreira do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, apresentarão um repertório de árias que inclui Mozart, Donizetti, Bizet e Puccini. Os solistas Andrey Mira (baixo), Carlos Eduardo Santos (tenor), Jayana Paiva (soprano), Lorena Pires (soprano), Lucas Melo (tenor) e Sameul Martins, tenor, se apresentarão junto à Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Priscila Bomfim, maestra no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e primeira mulher e diretora musical a reger óperas de sua temporada oficial.
Além de uma premiação em dinheiro, os primeiros colocados irão compor o elenco de solistas da Temporada Lírica 2024 do Theatro Municipal de São Paulo, e os segundos colocados e os ganhadores da categoria Jovem Solista se apresentarão na Temporada 2024 do Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí.
O júri da premiação foi formado por cantores(as), diretores(as) artísticos(as) e professores(as) já renomados no meio musical, incluindo a mezzo soprano Mere Oliveira, a soprano Edna D’Oliveira, o barítono Michel de Souza, o pianista Marcos Aragoni e a diretora cênica Julianna Santos. O 1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha do Conservatório de Tatuí, lançado dia 28 de setembro de 2023, recebeu inscrições de cantores (as) líricos (as) de diversas regiões do Brasil. Além das premiações em dinheiro, o evento ainda prevê a grande oportunidade para todos(as) os(as) inscritos(as) acessarem gratuitamente formação online sobre orientação de carreira, prevista para o primeiro quadrimestre de 2024. Trata-se da maior premiação deste segmento no Brasil.
Pioneirismo negro na música clássica brasileira
Reconhecida no cenário artístico luso-brasileiro como cantora, em meados do século XIX, Joaquina Lapinha iniciou a carreira no Rio de Janeiro. Natural de Minas Gerais, a artista se apresentou em várias cidades portuguesas no período de 1791 a 1805 e, apesar da carreira internacional, alguns autores apontam que, por ter a pele negra, a atriz precisou recorrer a cosméticos para clarear a pele nas apresentações na Europa.
A cantora foi tema do livro ‘Negras líricas: duas intérpretes brasileiras na música de concerto’ (Sete lagoas, 2008), do pesquisador e músico Sérgio Bittencourt-Sampaio, e foi citada em ‘O Rio de Janeiro no tempo dos vice-reis’ (1956), do cronista Luís Edmundo, como aquela que ficava “pisando como ninguém em tablas (palco)”, além de ser enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, no Carnaval de 2014.
Serviço
Recital de Premiação do 2º Concurso Joaquina Lapinha
Data: Segunda feira, 18/12 às 20h
Local: Sala de Espetáculos do Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, s/nº
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Priscila Bomfim, regência
Programa
GIUSEPPE VERDI
Abertura da ópera Luisa Miller (6’)
GIUSEPPE VERDI
Come dal ciel precipita, da ópera Macbeth(4’)
Andrey Mira, baixo
ANTÔNIO CARLOS GOMES
Alba dorata… O Ciel di Parahyba, da ópera Lo Schiavo (5’30)
Lorena Pires, soprano
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Il mio tesoro, da ópera Don Giovanni (4’)
Carlos Eduardo Santos, tenor
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Dalla sua pace, da ópera Don Giovanni (4’30)
Samuel Martins, tenor
GIOACHINO ROSSINI
La calunnia, da ópera Il Barbiere di Siviglia (5)’
Andrey Mira, baixo
GAETANO DONIZETTI
Una furtiva lagrima, da ópera L’Elisir d’Amore (5’)
Carlos Eduardo Santos, tenor
FRANCESCO CILEA
Io sono l’umile ancella, da ópera Adriana Lecouvreur (3’30)
Jayana Paiva, soprano
GEORGES BIZET
Abertura da ópera Carmen (3)
CHARLES GOUNOD
Salut, Demeure Chaste Et Pure, da ópera Faust (5’)
Lucas Melo, tenor
JULES MASSENET
Pourquoi me Réveiller, da ópera Werther (2’30)
Lucas Melo, tenor
GIACOMO PUCCINI
Un bel di vedremo, da ópera Madama Butterfly (4’30)
Jayana Paiva, soprano
PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
Kuda, Kuda vï udalilis, da ópera Eugene Onegin (7’)
Samuel Martins, tenor
PIOTR ILYICH TCHAIKOVSKY
Ária da Carta, da ópera Eugene Onegin (12’30)
Lorena Pires, soprano
Duração aproximada 72 minutos
Classificação livre
Ingresso gratuito – Reserva antecipada no site a ser disponibilizada a partir de 15/12, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa. Também haverá distribuição de parte dos ingressos no local, a partir das 18h, no dia do evento.
SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras).
Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.
Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.
Patrocinadores do Complexo Theatro Municipal de São Paulo – Sustenidos: Nubank, Bradesco e Cescon Barrieu.
SOBRE A SUSTENIDOS
A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.
Quem apoia nossos projetos: Nubank, Visa, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.