Ana, liderado pelo chef Nicolas Solanilla, ganha destaque como estrela em ascensão no vibrante mundo culinário latino-americano
Ana, o inovador restaurante na Cidade da Guatemala liderado pelo Chef Nicolas Solanilla, foi o grande vencedor do American Express One To Watch Award 2025. Parte do Latin America’s 50 Best Restaurants, a prestigiada premiação reconhece anualmente uma estrela em ascensão na cena gastronômica regional, celebrando seu potencial para figurar no ranking nos próximos anos.
A filosofia culinária do Ana tem raízes no profundo respeito pelos ingredientes crus e sua sazonalidade. Cada elemento do cardápio é meticulosamente selecionado, transformado e apresentado de forma a destacar sua autenticidade. A percepção que o chef Solanilla tem do território é profundamente influenciada por suas viagens, seus encontros culturais e suas raízes colombianas, resultando em uma culinária mestiza rica em memórias de seu país natal e outras latitudes, onde os produtos locais adquirem novos sabores e texturas. O restaurante também tem o compromisso de trabalhar com fornecedores locais que compartilham seus valores, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e o respeito ambiental, baseado na crença de que a tradição forma a base para a inovação.
Elaborado para proporcionar uma experiência coletiva e flexível, o cardápio do Ana é dinâmico e evolui constantemente com base na disponibilidade dos ingredientes e na inspiração do momento. Ele conta com pratos para compartilhar e um menu degustação, ambos com o intuito de oferecer uma jornada culinária única e abrangente. A versatilidade do restaurante o permite ser, ao mesmo tempo, um destino para experiências únicas e um espaço para visitas casuais.
William Drew, diretor de conteúdo da Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “É com grande prazer que anunciamos o Ana como grande vencedor do American Express One To Watch Award 2025. A habilidade do chef Solanilla de entrelaçar sua herança colombiana, experiências globais e profundo respeito pelos ingredientes locais em uma narrativa culinária tão autêntica e cativante é verdadeiramente inspiradora. O Ana representa o futuro vibrante da gastronomia latino-americana”.
Pablo Rivero, vice-presidente sênior do American Express Global Dining e CEO do Resy and Tock, afirma: “A culinária do chef Solanilla reflete uma conexão profunda com a Guatemala, transformando a produção nativa em uma expressão autêntica da cultura local. O American Express One To Watch Award homenageia restaurantes que contam uma história nova e interessante por meio da hospitalidade, e o Ana faz exatamente isso”.
O chef Nicolas Solanilla comenta: “Receber o American Express One To Watch Award é uma grande honra para mim e para toda a equipe do Ana. Ele valida nossa paixão pelos ingredientes incríveis que as terras abundantes e generosas da Guatemala nos dão e que estamos sempre descobrindo, além de chamar atenção para as histórias por trás da nossa culinária. Somos imensamente gratos por esse reconhecimento e estamos muito animados em dar continuidade à nossa jornada, compartilhando nossa visão de uma cozinha migrante, mestiza e multicultural que respeita suas raízes e, ao mesmo tempo, abraça novas possibilidades”.
Nicolas Solanilla nasceu em Bogotá (Colômbia) e traz consigo uma vasta experiência em cozinhas renomadas, como as dos restaurantes Rafael, La Despensa e Azahar. Ele também atuou como chef executivo do grupo de hotéis butique Santos de Piedra, em Cartagena. Na Guatemala, ele tem passagens pelo Flor de Lis e pelo Maíz. No Ana, o Chef Solanilla transmite sua perspectiva única, integrando produtos locais e histórias pessoais com um método culinário que mistura técnicas modernas e ancestrais em um conceito refinado. Sua dedicação se estende a outros empreendimentos, como o Niquito Café e o Bacán, também na Cidade da Guatemala.
O American Express One To Watch Award é o terceiro dos prêmios especiais anunciados antes da cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna, que este ano acontecerá no dia 2 de dezembro na Antígua (Guatemala). A programação contará ainda com as #50BestTalks, que acontecem em 1º de dezembro e servem de plataforma para mentes proeminentes do mundo culinário discutirem as principais questões enfrentadas pela comunidade gastronômica atualmente. Além disso, a série 50 Best Signature Sessions acontecerá ao longo da semana, oferecendo eventos gastronômicos colaborativos em que chefs renomados que figuraram em listas anteriores da Latin America’s 50 Best Restaurants fazem parcerias com estabelecimentos locais para criar experiências únicas e exclusivas ao público.















