Foi com o objetivo de contribuir na divulgação da arte e da cultura da cena alternativa de Salvador, através de agendas culturais diárias de música, teatro, cinema e exposição, que a publicitária Rafaele Libório criou, em 2015, a Roda Cultural. O projeto, que hoje conta com cerca de 80 mil seguidores apenas no Instagram (@rodaculturaloficial) cresceu tanto que já produziu exposição e até festival de música. No entanto, sem apoio financeiro e investimento, correndo o risco de encerrar as atividades, a Roda acaba de lançar uma vaquinha virtual: https://benfeitoria.com/projeto/ajudearodacultural, que vai durar 45 dias.
“É um serviço de utilidade pública, minucioso, profissional, que durante todos esses anos foi feito de forma independente, apenas por mim. É desafiador e muito exaustivo, principalmente pela falta de apoio, de incentivo. O financiamento coletivo vem como uma ideia emergencial, que surgiu do próprio público que tem interesse em manter a Roda Cultural rodando” , explica Rafaele Libório.
A meta da vaquinha é de 300 mil reais para manter o projeto durante 1 ano contando com uma equipe de profissionais, compras de equipamentos e a criação de um site onde será possível acessar a agenda cultural com antecedência, além de ter acesso a diversos conteúdos.
“Hoje somos uma página, mas através desse esforço coletivo vamos construir algo muito maior e com a estrutura adequada para nosso público que é altamente fiel, fãs mesmo da Roda”, finaliza Rafaele.