O projeto, que chega à capital baiana, na semana do Dia Mundial dos Oceanos, circulará por 16 cidades brasileiras, em 6 estados, contemplando mais de 24 mil crianças.
O projeto estreia em 04 de junho, na Bahia Marina, com sessões do espetáculo ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’ e do filme ‘Um Mergulho no Desconhecido’.
Entre 04 e 08 de junho, durante a semana de comemoração do Dia Mundial dos Oceanos (08/06), Salvador e a Baía de Todos-os-Santos, capital da Amazônia Azul receberão a primeira etapa do projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante´, que, ao longo do ano de 2024, irá circular por 16 cidades, distribuídas em 6 estados brasileiros. O projeto, que une artes cênicas e audiovisual, é voltado ao público infantojuvenil e pretende impactar cerca de 24.000 crianças brasileiras, de 8 a 12 anos, integrando arte, ciência e educação ambiental, de maneira lúdica e inteiramente gratuita.
O projeto acontecerá entre 04 e 08 de junho, das 9h30 às 16h30*, na Bahia Marina, localizada na capital baiana. Na oportunidade o público poderá assistir a sessões de cinema e teatro e uma exposição de fotos das baleias soteropolitanas, do projeto RedeMar. Por dia, mais de 200 alunos de escola pública e público em geral poderão visitar o espaço. Ao todo 1.000 crianças, de Salvador, terão oportunidade de participar.
*Horário e disponibilidade sujeito à confirmação no telefone: 11 – 942827067
Projeto ‘Oceano Diverteatro e Cine Viajante´
Em consonância com a Década do Oceano (campanha da ONU pela proteção do ecossistema marinho), a programação do projeto compreende um cinema 180°, com exibição do curta-metragem “Um Mergulho no Desconhecido” – o filme convida os pequenos à uma viagem ao fundo do mar, onde imagens subaquáticas de espécies marinhas em tamanho real se entrelaçam à sons do oceano, resultando em uma experiência audiovisual imersiva. Além disso, serão apresentados espetáculos teatrais com conteúdos que buscam ampliar o entendimento das crianças sobre preservação do meio ambiente, uso correto da água e reciclagem.
Na capital baiana, a peça de teatro ‘Em Busca da Gotinha Preciosa’, que terá 10 sessões, convida o público para uma jornada épica pelos oceanos do mundo. Capitaneando a viagem, dois cientistas malucos utilizam seus conhecimentos sobre o elemento vital da água para conduzir as crianças por aventuras, tempestades e travessias, superando os obstáculos por meio da ciência. O Oceano Diverteatro e Cine Viajante foi viabilizado pelo Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e a etapa a ser realizada em Salvador tem patrocínio da Wilson Sons.
O projeto é uma parceria inédita entre três instituições que integram educação ambiental e cultura para conscientização das crianças brasileiras – o Instituto Laje Viva, Mantas do Brasil e CiênciaDivertida Brasil, e conta com o apoio da RedeMar Brasil e Bahia Marina.
Wilson Sons
A Wilson Sons é o maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, com mais de 186 anos de experiência. A companhia tem abrangência nacional e oferece soluções completas para mais de 5 mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.
Ciência Divertida Brasil
Presente em 40 países, e no Brasil, desde 2010, a Ciência Divertida é uma empresa que tem como missão despertar a curiosidade e imaginação das crianças do mundo todo. A Ciência Divertida proporciona diversão e aprendizado para crianças entre 04 e 17 anos, com programas e eventos focados no Meio Ambiente, Nutrição, Astronomia, Saúde e múltiplos aspectos da ciência. Mais de doze milhões de crianças já participaram de atividades e programas promovidos pela empresa.
Instituto Laje Viva
O Instituto Laje Viva é uma organização não governamental (ONG) privada sem fins lucrativos que objetiva a preservação das espécies marinhas do litoral paulista e brasileiro. A equipe atua há mais de uma década em prol da conservação do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) e da vida marinha por meio de ações de pesquisa e da conscientização ambiental.
Mantas do Brasil
O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação das maiores espécies de raia do mundo, conhecidas como raias mantas, em especial a espécie comprovadamente incidente no Brasil, que pode atingir 8 metros de uma asa à outra e pesar mais de 2 toneladas, ambas consideradas vulneráveis à extinção e constantes da lista vermelha da IUCV – União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. A atuação do projeto consiste em ações de educação ambiental e de pesquisa marinha. O Projeto tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e da Santos Port Authority, administradora do Porto de Santos.
Redemar Brasil
É uma organização dedicada à preservação ambiental, com foco especial na proteção dos oceanos. Com uma abordagem integrada que abrange educação, pesquisa e ação direta, tem se estabelecido como uma líder no movimento por um futuro sustentável. A organização acredita na importância de unir esforços em amor, respeito e responsabilidade para a proteção do meio ambiente. O Redemar Brasil está comprometido em proteger e preservar nossos oceanos, reconhecendo sua importância vital para a saúde do planeta e de todas as formas de vida que nele habitam. Os oceanos não são apenas fonte de recursos naturais, mas também desempenham um papel fundamental na regulação do clima, na alimentação e no sustento de milhões de pessoas em todo o mundo. Link
Serviço:
Oceano Diverteatro e Cine Viajante:
Sessões do filme ‘Um Mergulho no Desconhecido” + espetáculo “Em Busca da Gotinha Preciosa”
Estreia – Aberta ao grande público
Local: Bahia Marina
Endereço: Av. Lafayete Coutinho, nº 1010 – Comércio – CEP 40.015-160. Salvador – Bahia
Data: De 04 a 08 de junho
Horários:De 9h30 às 16h30*
* Horário e disponibilidade sujeito à confirmação no telefone: 11 – 942827067
Classificação indicativa: 8 a 12 anos
Capacidade: 200 lugares/dia
Duração: Espetáculo: 60minutos | Curta-metragem: 13 minutos
Entrada franca
Acesso para pessoas cadeirantes