Sessões integram projeto de 10 anos do grupo Teatro Terceira Margem
Entre outubro e dezembro de 2025, o grupo Teatro Terceira Margem celebra uma década de trajetória com uma programação que reúne espetáculos, oficinas, leituras dramatizadas e estreia de novo espetáculo, em diferentes espaços culturais de Salvador. Dentro desse circuito comemorativo, o espetáculo [sem] DRAMA será apresentado GRATUITAMENTE nos dias 07 e 08 de novembro, às 20h, na Casa Rosa Salvador.
Tendo o conto Casa Tomada, de Júlio Cortázar como dispositivo, a montagem constrói uma alegoria dos desaparecimentos através do espelhamento com a recente crise pandêmica e política. A trama parte da convivência entre dois irmãos que testemunham o fantástico e gradual sumiço dos cômodos da casa onde vivem, num jogo cênico que mistura humor, tensão e estranhamento.
Com uma encenação intimista e metateatral, a peça embaralha os limites entre ficção e realidade, convocando o público a refletir sobre isolamento, linguagem e memória em tempos de crise. A obra, indicada ao Prêmio Bahia Aplaude 2022/2023 nas categorias de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção e Melhor Texto, reafirma o lugar do grupo na cena teatral baiana.
Com texto, direção e atuação de Caio Rodrigo, co-direção de Gordo Neto – também intérprete, direção de arte de Erick Saboya, iluminação de Pedro Dultra Benevides e produção de Raquel Bosi, [sem] DRAMA retorna ao palco após circulação por quatro cidades baianas e participação em festivais. Em dezembro realizará duas sessões, nos dias 10 e 11, na Casa Preta Espaço de Cultura (Dois de Julho), encerrando a temporada comemorativa.
Além de [sem] DRAMA, o projeto “Teatro Terceira Margem – 10 anos” realiza ainda a leitura dramática do texto “As Cidades”, as oficinas de dramaturgia, interpretação, cenografia e iluminação, além da estreia do espetáculo inédito,”[ensaio] para uma Redenção”. As ações reforçam a articulação entre criação, formação e difusão artística que atravessa o percurso do grupo desde sua fundação.
Criado em Salvador, o Teatro Terceira Margem construiu um repertório diverso com obras como “Cartografia do Abismo” (2014), “A Máquina que Dobra o Nada” (2015), “O Bobo” (2016), “Woyzeck – Zé Ninguém” (2017), “As Cidades” (2019), “[ensaio] para uma Redenção” (2021), “[sem]DRAMA” (2022) e “Quatro por Liberdade’ (2023).
Ao longo dessa trajetória, o grupo soma, dentre produções e parcerias, 22 indicações e 5 prêmios Bahia Aplaude, além de passagens por festivais locais, nacionais e internacionais. Atuando nos eixos de criação, formação e difusão, o Teatro Terceira Margem reafirma-se como um dos coletivos mais atuantes do teatro baiano contemporâneo, promovendo ações que unem trabalho continuado, experimentação e compromisso social.
Confira toda a programação do projeto Terceira Margem – 10 anos, que ocorre de outubro a dezembro de 2025:
- 07 e 08/11 – [sem]DRAMA – Casa Rosa;
- 21 a 30/11 – [ensaio] para uma redenção – Casa Rosa (sexta à domingo, este último, com duas sessões);
- 23/11 – Oficina de Cenografia – com Erick Saboya – Teatro Cambará/Casa Rosa;
- 25/11 – Oficina de Interpretação – com Caio Rodrigo – Casa Preta;
- 01/12 – Oficina de Iluminação – com Pedro Benevides – Casa Preta;
- 03/12 – Leitura “As Cidades” – Casa Preta;
- 10 e 11/12 – [sem]DRAMA – Casa Preta;
O projeto Teatro Terceira Margem 10 Anos foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
Serviço
O quê – Teatro Terceira Margem 10 anos – temporada [sem]DRAMA
Onde – Casa Rosa (Rio Vermelho)
Quando – 07 e 08 de novembro, às 20h
Entrada – GRATUITA















