Fundador e ex-vocal da Banda Pimenta N’Ativa cumpre agenda na capital baiana, Aracaju e Rio Grande do Norte
Um dos mais celebrados nomes do Axé Music, o cantor Sergynho Pimenta, anuncia retorno triunfante ao Carnaval de Salvador. O artista que teve sua carreira catapultada nos anos 90 com o hit “Maria Joaquina” – quando era vocalista da banda Pimenta N’Ativa, volta aos circuitos oficiais da folia baiana em 2025 com duas apresentações, além de tour por grandes destinos carnavalescos no nordeste.
Comandante de uma das pipocas mais eletrizantes da avenida, o cantor estreia sua programação na sexta-feira de Carnaval (28) arrastando trio elétrico no Circuito Osmar (Campo Grande). Já no sábado (01), será a vez do tradicional Circuito Batatinha (Pelourinho) receber os agitos de Sergynho.
“É uma emoção muito grande retornar para o Carnaval de Salvador após 18 anos. Será ainda mais especial por ser no Campo Grande, onde eu me criei e tudo começou. Meu primeiro Carnaval foi em 1988, exatamente nesse circuito”, relembrou o artista.
A agenda do cantor baiano, contudo, não para por aí. Também no sábado, ele será atração do Bloco Rasgadinho, em Aracaju, capital sergipana. No domingo (2), desembarca nas cidades potiguares de Areia Branca e Governador Dix-Sept Rosado. Na segunda (3), Sergynho vai à capital do estado do Rio Grande do Norte e permanece até a terça-feira de Carnaval, animando os polos da Praia do Meio e Ponta Negra.
A agenda concorrida voltou a ser uma realidade para o intérprete de “Tantã”. Em 2007, Sergynho precisou se afastar dos palcos para auxiliar nos cuidados de sua esposa, Fabia Tafarel, que foi acometida por um tumor na cabeça.
“A gente sabe que quando se afasta da mídia, corre o risco de não ser mais lembrado. Mas eu nunca me preocupei com isso. A nossa preocupação, minha e de Fabia, era com a nossa saúde física e emocional. Então, nos unimos na luta para enfrentar a doença e graças a Deus a recuperação dela foi muito boa, mas ainda existem algumas sequelas”, revelou.
Com mais de 30 anos de estrada, Sergynho Pimenta promete voltar com tudo para esta edição do Carnaval, que, para ele, será especial por comemorar os 40 anos do Axé, lhe trazendo, assim, boas recordações.
“São 40 anos do Axé, no qual eu estou presente há 37. Eu tenho essa consciência de que contribui e contribuo bastante para o gênero. Essa coisa de descer do trio, que hoje muita gente faz, na época ninguém fazia e eu fui o pioneiro. O meu primeiro sucesso, ‘Me Sinto Só’, foi uma das primeiras músicas do ritmo a sair da Bahia. O título Axé Music surgiu há 40 anos, mas a musicalidade baiana vem de muito mais tempo, e eu tenho orgulho de dizer que participei, participo e carrego essa bandeira até hoje”, declarou.
SERVIÇO
Agenda de Carnaval de Sergynho Pimenta
28/02 – Sexta-feira – 16h
Pipoca no Circuito Osmar (Campo Grande)
01/03 – Sábado – 16:30
Bloco Rasgadinho – Aracaju/SE
Palco Axé Pelô (Largo da Tieta, Pelourinho) – 23:30
02/03 – Domingo
Carnaval de Areia Branca/RN – 18h
Carnaval de Governador Dix-Sept Rosado/RN – 23:00
03/03 – Segunda-feira
Carnaval de Natal
04/03 – Terça-feira
Carnaval de Natal – Praia do Meio (arrastão) às 10h
e Ponta Negra às 23h
Agenda Pré-Carnaval
14/02 – Sexta-feira
Axé Natal – Bloco A Barca (Natal/RN)
15/02 – Sábado
Bloco Tô Chegando (Natal/RN)
Bloco Carnayork (Parnamirim/RN)
21/02 – Sexta-feira
Agenda de mídia e gravação com o cantor Ruy Araújo (Recife/PE)
22/02 – Sábado
Bloquinho Alphaville (Salvador/BA)
23/02 – Domingo
Pré-Carnaval (Riachuelo/RN)
Nazaré Folia (Natal/RN)
Sobre Sergynho Pimenta
Sérgio Barbosa Ribeiro atende pelo nome artístico de Sergynho Pimenta. Natural de Cruz das Almas, Bahia, o cantor de Axé Music e empresário foi um dos principais expoentes do Carnaval baiano.
Sua carreira iniciou na banda Karamelo, em 1988. Em 90, Sergynho migrou para a banda Papa-Léguas, onde fez sucesso com o hit ‘Me Sinto Só’. Em 92 teve uma passagem curta na banda Cheiro de Amor, fundando no ano seguinte a Pimenta N’Ativa, onde seu trabalho se nacionalizou, entoando músicas que se tornaram grandes sucessos, a exemplo de ‘Maria Joaquina’, ‘Tá Gostoso’ e ‘Tem Pimenta’.
Atualmente o cantor se dedica a carreira solo, que sofreu um hiato após sua esposa enfrentar um grave problema de saúde, precisando pausar as atividades para auxiliar nos cuidados.
Em 2025, Sergynho Pimenta anunciou retorno ao Carnaval de Salvador após 18 anos. Ao longo de sua trajetória, o artista acumula reconhecimentos e prêmios, como Troféu Dodô e Osmar, do Grupo A Tarde.
Ouça Sergynho: https://open.spotify.com/album/4ZPjrkiJ9WRaw0aeDTkxAR?si=CBY_o5JWTHmFXnbpVRMrgA&utm_source=whatsapp