A Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA) e o Madrigal da UFBA encerram a temporada 2024 com dois concertos especiais e gratuitos nos dias 20 e 21 de dezembro. O público terá a oportunidade de assistir à execução da Sinfonia No. IX, Op. 125, de Ludwig van Beethoven, uma das mais emblemáticas obras da música clássica mundial. As apresentações acontecem na Reitoria da UFBA, às 19h na sexta-feira (20) e às 17h no sábado (21), com entrada gratuita e livre classificação indicativa.
O concerto marca o encerramento das comemorações das sete décadas de história da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA), do Madrigal da UFBA e da Escola de Música da UFBA (EMUS). Para celebrar um ano tão significativo, nada seria mais simbólico do que a Nona Sinfonia, que também completa 200 anos desde sua estreia, em 1824.
Com regência dos professores José Maurício Brandão (OSUFBA) e Rafael Garbuio (Madrigal), o evento promete emocionar o público com a grandiosidade da última sinfonia de Beethoven. A obra, considerada um marco da música clássica ocidental, é a primeira a unir coro e solistas a uma orquestra, abrindo novos caminhos para a música de concerto. Seu quarto movimento, o icônico “Ode à Alegria”, baseado no poema homônimo de Friedrich Schiller, celebra a fraternidade, a paz e a harmonia entre os povos.
A apresentação da Nona Sinfonia também carrega um significado especial para a Universidade Federal da Bahia, pois remonta a momentos históricos. Nas últimas décadas, a obra foi apresentada ao público em ocasiões comemorativas, como os aniversários de 50 e 60 anos da Escola de Música, da OSUFBA e do Madrigal.
SERVIÇO Orquestra Sinfônica da UFBA e Madrigal da UFBA | Sinfonia No. IX – Beethoven
· Datas e Horários:
o 20/12 (sexta-feira), às 19h
o 21/12 (sábado), às 17h
· Local: Reitoria da UFBA – R. Dr. Augusto Viana, Canela, Salvador
· Entrada: Gratuita (sem necessidade de retirada prévia de ingressos)
· Classificação: Livre
Realização: Núcleo de Produção e Comunicação Escola de Música da UFBA – EMUS