“Há uma delicadeza especial na escrita de Chukwuebuka Ibeh, tão maravilhosamente observadora e bonita” — Chimamanda Ngozi Adichie “Um romance de formação sublime… Uma estreia extraordinariamente madura e profundamente tocante.” — The Guardian
Chega às lojas pelo selo Tusquets da Editora Planeta Bênçãos, romance de formação de Chukwuebuka Ibeh, escritor nigeriano considerado uma das vozes da literatura africana mais promissoras da nova geração. A obra trata do primeiro amor, da descoberta da própria identidade e da busca por liberdade em meio a um contexto social e político opressor.
O livro apresenta Obiefuna, garoto que sempre foi considerado “diferente”: sensível, enquanto seu pai, Anozie, valorizava o pragmatismo acima de tudo; dançarino, enquanto seu irmão, Ekene, era um atleta nato. Mas quando o pai flagra um momento de intimidade entre o filho adolescente e outro garoto, confirmando seus piores temores, Obiefuna é enviado a um internato. Entre a rígida hierarquia e a violência – muitas vezes imprevisível – da nova escola, Obiefuna precisa ao mesmo tempo esconder e descobrir quem ele é. Enquanto a Nigéria se inclina para a criminalização das relações entre pessoas do mesmo sexo, a identidade de Obiefuna torna-se mais perigosa do que nunca, e a vida que ele deseja parece cada vez mais distante.
Ambientado na Nigéria pós-ditadura militar e culminando na aprovação da Lei de Proibição do Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo, em 2013, Bênçãos é uma história elegante e profundamente comovente, questionando se é possível viver em liberdade em um país que nega ao indivíduo o direito de ser quem realmente é.
FICHA TÉCNICA
Título: Bênçãos
Autor: Chukwuebuka Ibeh
ISBN: 978-85-422-3849-5
192 páginas
R$ 69,90
Selo Tusquets | Editora Planeta
SOBRE O AUTOR
Chukwuebuka Ibeh é um escritor nigeriano, nascido em Port Harcourt. Seus textos já foram publicados em revistas como McSweeney’s, New England Review of Books e Lolwe, entre outras, e ele integra a equipe da Brittle Paper. Foi o segundo colocado no Prêmio J.F. Powers de Ficção (2021), finalista do Gerald Kraak Award e apontado pela Electric Literature como uma das “vozes mais promissoras da nova ficção nigeriana”. Estudou escrita criativa com Chimamanda Ngozi Adichie, Dave Eggers e Tash Aw e cursou mestrado em Escrita Criativa (MFA) na Washington University, em St. Louis, Missouri.
SOBRE O SELO TUSQUETS
Criado em 1969, na Espanha, e presente no Brasil desde 2016, Tusquets é o selo de ficção literária da Planeta. Dedica-se a grandes autores, de diferentes origens, e procura apresentar aos leitores brasileiros as melhores histórias. Ao longo dos anos, publicou autores como Alejandro Zambra, Édouard Louis, Camila Sosa Villada, Xico Sá, Marina Colasanti, Tayie Selasi, Pedro Jucá, Pedro Almodóvar, José Eduardo Agualusa, Shusaku Endo, Javier Cercas, Marguerite Duras, entre muitos outros.















