A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou, nesta sexta-feira (10) no Salão Nobre da Reitoria, no Canela, a Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura. O homenageado fez um discurso após o anúncio da cátedra: “agradeço a todos os dirigentes dessa instituição pela honrosa escolha de meu nome para batizar mais um posto avançado do ensino superior com essa nova cátedra, dedicada ao desenvolvimento do conhecimento humano”, disse Gilberto Gil, que é Doutor Honoris Causa pela Ufba desde 2005, quando ainda era ministro da Cultura.
Após a cerimônia oficial, foi realizada uma aula-show com José Miguel Wisnik, pianista, compositor e professor aposentado da Universidade de São Paulo.
O reitor Paulo Miguez foi o anfitrião do evento, que contou também com apresentações musicais de grupos da UFBA.
Um dos principais nomes da música e da cultura brasileira em atividade, Gilberto Gil retornou à UFBA, onde formou-se em Administração em 1964, como patrono da cátedra que irá estimular atividades e reflexões no campo da cultura, em especial nas áreas de gestão, produção, curadoria e políticas e organizações culturais.
A Cátedra Gilberto Gil será vinculada ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), ambos vinculados ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da UFBA.
A escolha de Gilberto Gil para nomear e ser homenageado por meio da cátedra foi motivada pelo seu alcance nacional e internacional, e por sua incontestável contribuição ao desenvolvimento do campo da cultura, cujo engajamento não se deu apenas como cantor, compositor e escritor, mas também como gestor, no papel de ministro da Cultura entre os anos de 2003 a 2008.