O encantamento é certeiro e a repercussão só aumenta. O espetáculo de dança contemporânea “Ex-passo”, encenado sobre pernas de pau a céu aberto em paisagens de Salvador, em sincronia com o pôr do sol, chega à última semana de sua temporada itinerante. Depois de passar pela Praia de São Tomé de Paripe, pela Praia do Farol da Barra e pela Lagoa do Abaeté, a performance faz suas duas apresentações de encerramento na Praia da Preguiça, na Av. Contorno, nos dias 25 e 26 de setembro (quarta e quinta), a partir das 16h30. Estreada em 2018, a obra tem direção coreográfica de Claudio Machado, que compõe o elenco junto com Clara Garcia Espada, João Rafael Neto e Matias Santiago, numa realização do núcleo União Instável. As sessões são abertas, gratuitas e contam com audiodescrição como ferramenta de acessibilidade.
Quase seis anos depois da estreia, esta retomada chega como uma evolução de processos. Em 2018, a passagem por diversas praias de Salvador mobilizou uma importante relação entre artistas, públicos e cidade, afirmando a presença da arte na vida cotidiana e no ambiente urbano, mostrando como a dança contemporânea pode ser acessível e popular. Em 2021, em meio à pandemia, as limitações da presença fizeram surgir “In-passe”, uma adaptação do externo para o interno, com produção de videodanças e ações digitais, disponíveis no canal www.youtube.com/@uniaoinstavelcreaciones. Agora em 2024, a ideia é de expansão: a reativação da obra é parte do projeto “Conexão Ex-passo”, que vem promovendo, desde o início de agosto, três laboratórios de criação gratuitos conduzidos pelos artistas de “Ex-passo”. Assim, foram agregados mais artistas e criados novos trabalhos que se propõem a fazer da cidade o seu palco.
“Ex-passo” tem música original de Jarbas Bittencourt, iluminação de Fred Alvin, figurino de Rino Carvalho e direção de produção de Ramona Gayão. Quem for assistir ao espetáculo será conduzido no espaço através dos movimentos em cena, que convidam cada espectador a um mergulho pessoal nas imagens criadas a partir da conexão entre os corpos e os elementos que compõem a paisagem. Também vai conferir as performances dos laboratórios, inéditas e mobilizadoras, que abrem cada sessão.
O projeto “Conexão Ex-passo” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
SOBRE O UNIÃO INSTÁVEL
Núcleo de criação e produção artístico-cultural formado em 2016 por Clara Garcia Espada e Claudio Machado, o União Instável utiliza múltiplas linguagens artísticas para criação de obras híbridas e promove a circulação de obras e a conexão entre países e artistas. Desta União, nasceu “Don’t Leave” (2016), com direção coreográfica de Aleksandra Scibor (Polônia); “Porto Brasil” (2017 a 2022), uma mostra anual de arte e cultura brasileiras dentro da programação do Sommerwerft Internationales Theater Festival am Fluss (Alemanha), em parceria com Antagon Theater AKTion; “Jo” (2018), solo de Clara Garcia Espada, e “Ex-passo” (2018), ambos sob direção de Claudio Machado; “Velôsidades” (2019), em parceria com Território Sirius, Voo Audiovisual e Digital Films; “In-passe” (2021), em parceria com a Voo Audiovisual; e “Elelelé” (2022).
SOBRE OS ARTISTAS
Clara Garcia Espada é dançarina, coreógrafa, performer e produtora cultural, nascida em Barcelona. É formada em Dança e Coreografia na Alemanha, onde trabalhou com diversos coreógrafos e companhias de dança e teatro físico, atuando pelo Brasil, Europa, Ásia e América Central. Formada em Yoga, atualmente está em formação em Shiatsu e cursando a Graduação em Artes e Tecnologia na Universitat Oberta de Catalunya (UOC).
Claudio Machado é ator, diretor, dançarino e gestor cultural, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui formação livre em dança moderna e contemporânea e vem se destacando como criador e produtor de espetáculos premiados na cena baiana, com atuação em espetáculos, eventos e festivais internacionais no Brasil e Europa.
João Rafael Neto é dançarino, coreógrafo, videomaker, fotógrafo e técnico em Dança e Coreografia pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Cursa Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É artista e membro-fundador do Nii Colaboratório.
Matias Santiago é mestre e doutor em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Diretor artístico do Balé Jovem de Salvador, atua como professor, bailarino e coreógrafo, com carreira marcada pela passagem em diversas companhias nacionais e internacionais.
SERVIÇO
Todas as apresentações são gratuitas e contam com audiodescrição
SEMANA 4
Performance do Laboratório 3 + Ex-passo
Laboratório 3: “DO CHÃO AO CÉU: Criação de performances sobre pernas de pau”, conduzido porClaudio Machado
Quando: 25 e 26 de setembro de 2024 (quarta e quinta), 16h30
Onde: Praia da Preguiça (Av. Contorno)
FICHA TÉCNICA
Direção e concepção coreográfica: Claudio Machado
Assistente de direção: Clara Garcia Espada
Criação colaborativa com os intérpretes criadores: Clara Garcia Espada, Claudio Machado, João Rafael Neto e Matias Santiago
Música original: Jarbas Bittencourt
Diretor Técnico e Iluminador: Fred Alvin
Operação de Luz: Diego Gonçalves
Figurino: Rino Carvalho
Costura e assistência de figurino: Angélica Paixão
Direção de produção: Ramona Gayão
Assistentes de produção: Iris Morena e Raquel Bosi
Designer: Luisa Caria
Fotos: Caio Lírio
Assessoria de comunicação: Marcatexto
Assessoria em acessibilidade: ADARTE
Mediação cultural: Adson Brito
Realização: União Instável Criações