Avançando em sua missão de promover inclusão e desenvolvimento social, a UNEB anunciou, em resolução publicada, no último dia 26 de novembro, a criação do Curso Tecnológico em Gestão Comercial com ênfase em Afroempreendedorismo, a ser ofertado pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da instituição.
A iniciativa, aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) da Universidade, faz parte de um convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
“O novo curso Tecnológico em Gestão Comercial com ênfase em Afroempreendedorismo reflete o compromisso da UNEB em promover a educação inclusiva e o empoderamento de comunidades historicamente desfavorecidas. Ao focar no afroempreendedorismo, a nossa universidade busca não apenas fornecer ferramentas de gestão comercial, mas também valorizar e potencializar as iniciativas empreendedoras afro-brasileiras”, destaca a reitora da UNEB, Adriana Marmori.
A coordenadora da Unead, Francine Mendes, ressalta a importância da implantação do curso na Universidade. “Esperamos contribuir para a formação de profissionais que conheçam as demandas sociais de suas comunidades, as políticas públicas voltadas para o segmento social em que se inserem e as políticas de propriedade e direitos. Dessa forma, eles poderão, de forma cooperativa, encaminhar os processos de produção e distribuição de bens e serviços ofertados pela propriedade a que estiverem vinculados, comprometendo-se com o bom êxito das experiências de seus pares a partir de práticas sustentáveis de produção e gestão”, frisa.
Com carga horária total de 1.980 horas, distribuídas ao longo de oito semestres letivos, o curso, modalidade a distância (EaD), pretende formar profissionais capacitados para atuar no mercado com um olhar voltado para as especificidades e potencialidades do afroempreendedorismo.
A formação tem como meta a capacitação de gestores para as seguintes ações: mapeamento de demandas e estudos de contexto para a implantação de empreendimentos, planejamento de investimentos, desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing de produtos e serviços, e gestão financeira e tributária de empreendimentos. O curso está estruturado em três eixos: Enraizamento Sócio-político-econômico; Ancestralidade, Tecnologia Social e Inovações; e Gestão, Autogestão e Cooperação.
A formação ofertará 250 vagas na primeira edição em oito polos/departamentos localizados em municípios pertencentes aos Territórios de Identidade: Barreiras, Camaçari, Itabuna, Jacobina, Salvador, Santo Amaro, Seabra e Valença.
O curso tem previsão para iniciar as atividades ainda neste semestre letivo. O ingresso deverá ser por meio do processo seletivo do Vestibular da UNEB, oferta de Matrícula Especial (vagas residuais) e da Seleção de Sistema de Seleção Unificada (Sisu), condicionado aos editais da Capes de oferta de novas turmas.