Reportagem: Mateus Soares/Secom PMS
As soluções vencedoras da Batalha de Pitches e da Maratona Carnahack 2023, ocorridas na Arena Salvador LAB, montada pela Prefeitura na ExpoCarnaval, foram reveladas na segunda-feira (4), durante premiação realizada no Centro Municipal Colabore, no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara. Na Batalha de Pitches, ELU, TAPago e Salvar conquistaram as primeiras posições, enquanto a solução Pelo Certo, que propõe um sistema de apoio aos cordeiros no Carnaval, trazendo mais dignidade e garantia de pagamento do serviço deles, saiu vitoriosa na Maratona Carnahack 2023, seguida por SOS Folia e Ecocarnaval.
A premiação incluiu um notebook, seis monitores games, horas de mentoria, assessoria contábil e um processo seletivo para contratação de cinco profissionais em empresas de tecnologia. Com um total de 31 propostas baianas, os projetos se destacaram nas áreas de eventos e transformação digital, utilizando a tecnologia No-Code para oferecer soluções inovadoras para o Carnaval de Salvador.
Sob a orientação do Programa Salvador LAB, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), as iniciativas receberam mentorias, comercializaram produtos e serviços, e foram avaliadas por uma banca multidisciplinar. O diretor do Salvador Tech, Vinícius Mariano, ressaltou a importância de impulsionar soluções inovadoras para o Carnaval, reconhecido como um exemplo global de economia criativa, destacando o potencial de desenvolvimento econômico e geração de empregos.
“Hoje, o Carnaval de Salvador é o maior exemplo de economia criativa do mundo que a gente tem, empregando quase 200 mil pessoas todo ano na cidade, e com potencial de empregar o dobro. Então a gente traz soluções para que possam fomentar essa economia em nosso município e trazer desenvolvimento econômico e, consequentemente, renda para a nossa população”, disse Mariano.
Experiências – Alberto Borges, sócio e fundador do TAPago, destacou a criação da iniciativa, uma plataforma de inteligência artificial que visa beneficiar os pequenos comerciantes, ambulantes e autônomos proporcionando taxas mais justas e aumentando a renda desses empreendedores. “A gente está projetando com essa solução, junto ao Salvador LAB, acrescentar R$116 milhões de reais por ano na economia da cidade, a partir da renda do microempreendedor”, calculou Borges.
Rafa Mores, da iniciativa ELU, primeira colocada da Batalha de Pitches, expressou gratidão pela parceria entre a Prefeitura de Salvador, Sebrae e demais organizações. A ELU, uma empresa de tecnologia e inovação, concentra esforços em resolver desafios sociais durante grandes eventos, como o Carnaval de Salvador.
O projeto apresentado foi o da criação de um botão de emergência, em formato de QR Code e espalhado por vários locais do evento, através do qual o cliente, ao ter algum problema, pode acioná-lo para que a equipe responsável possa fazer a gestão de crise. “A nossa solução visa justamente combater todos esses problemas e trazer uma experiência que seja positiva para todas as pessoas. E experiência positiva significa vendas, significa construção de uma imagem boa para o Carnaval. Então, basicamente, o que a gente faz é treinar todas as equipes para que possam contratar todas as pessoas da melhor forma”, disse Moraes.
Arena LAB – A Arena LAB, instalada na ExpoCarnaval Brasil 2023 no Centro de Convenções de Salvador, resultou de uma colaboração entre a Semdec, Zum Brazil, Sebrae, REDE+, IEL, Exppert Engenharia, Assespro-BA, Softwell Solutions e Universidade Salvador (Unifacs).