Os brasileiros com cidadania portuguesa que desejam empreender nos Estados Unidos já podem aplicar para ter o visto E2, de investimento em um negócio no país estadunidense, desde que tenham pelo menos 50% de participação no negócio. O acordo entre os países para disponibilização do visto foi assinado e a Embaixada Americana em Lisboa comunicou que, desde dia 23 de abril de 2024, cidadãos portugueses são elegíveis ao visto temporário de comércio e investimento.
Pedro Drummond, advogado especialista em fusões e aquisições internacionais, imigração de profissionais para os EUA e sócio responsável pela área de jurídica da Drummond Advisors, explica que o E2 está disponível apenas para cidadãos de alguns países, onde um tratado foi determinado como benéfico aos interesses dos Estados Unidos. “O Brasil ainda não está qualificado para ter acesso a esta categoria de visto, mas o brasileiro que tiver também cidadania portuguesa, agora pode pedir o visto E2”.
Como aplicar para o visto
O processo dura em torno de três meses, contando com a preparação, submissão, revisão consular, agendamento de entrevista e carimbo de visto. Os brasileiros que residirem em Portugal devem entrar com a solicitação na Embaixada Americana em Lisboa e os que moram no Brasil, precisam procurar o Consulado Americano, em São Paulo. “Em ambos os casos, o solicitante precisa apresentar o passaporte português”, reforça Pedro.
Além do passaporte português, os cidadãos que buscam o visto de trabalho E2 precisam apresentar uma evidência da formação e existência da empresa nos Estado Unidos; evidência do investimento “substancial” (dinheiro, equipamento, propriedade intelectual); evidência do início do uso do investimento e um plano de negócios de cinco anos, que detalha as contratações e receita projetada; e o plano para atingir estas metas.
Evite cair em armadilhas
Ter uma consultoria confiável guiando todo o processo para aplicação do visto é fundamental para uma resposta positiva. Desde o desenvolvimento do plano de negócio até o preenchimento de documentos consulares é necessário atenção e conhecimento de cada etapa e informação requerida. Veja algumas dicas:
- Buscar informações apenas nos sites oficiais da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil e na Embaixada e Consulado dos Estados Unidos em Portugal – ambas as páginas são.gov;
- Contratar um escritório especializado, com suporte jurídico e contábil, e com amplo conhecimento sobre o mercado estadunidense, para que este possa acompanhar todas as etapas de internacionalização de uma empresa, dando suporte no desenvolvimento do plano de negócios, emissão de certidões e comprovantes, submissão de formulários etc., além de acompanhar as atividades já em território estadunidense, como controle contábil e impostos.
- Não pegar modelos da internet ou aceitar ajuda de pessoas em fóruns “especializados”, pois pode trazer fatores inoportunos como atrasar todo o andamentos do processo e ainda colocar em risco dados e informações sigilosas do negócio e seus sócios, assim como trazer um gasto financeiro superior e indesejado.
“Para evitar idas e vindas no processo de solicitação dos vistos, é importante que o indivíduo que pretende internacionalizar sua empresa esteja muito bem amparado legalmente, principalmente na elaboração do Plano de Negócios e na apresentação da aplicação. Ter um advogado especializado no assunto pode fazer a diferença na hora iniciar um negócio fora do país”, finaliza Pedro Drummond.
Sobre a Drummond AdvisorsFundada em Boston (EUA) em 2010, a Drummond Advisors nasceu com a missão de suprir as necessidades de companhias que operam no Brasil e nos Estados Unidos, conectando empreendedores a novos mercados, parceiros comerciais, investidores e colaboradores em território estrangeiro. A empresa reúne serviços tributários, jurídicos, contábeis e imigratórios, com profissionais alocados em ambos os países. Para saber mais acesse o site.