Por Cássia Reuter
Verão é tempo de aproveitar durante todo o dia, nas ruas, o que a cidade tem de melhor e uma das possibilidades de se fazer isso de maneira gratuita e agradável é nos museus. Os principais museus baianos são administrados pelo IPAC/SecultBa, como o de Arte Moderna (MAM, Avenida Contorno), o de Arte Contemporânea (MAC, Graça), o de Arte da Bahia (MAB, Corredor da Vitória) e o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho), todos em Salvador. Se você viajar para o interior ainda tem o Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu) e do Museu do Recôncavo (Candeias).
Para tornar a visita aos nossos museus ainda mais proveitosa – e aproximar o público destes equipamentos cheios de arte e vida – a Secretaria de Cultura do Estado – SecultBa, criou o Programa ‘Verão nos Museus’, que inclui mostras e exposições, oficinas gratuitas de arte digital, cerâmica, máscaras de carnaval, atividades educativas, projeções e cinema, visitas guiadas, lançamentos, yoga e meditação, além de residências artísticas, shows, jam sessions e até bailinhos de carnaval (VER Programação ABAIXO).
Os museus do IPAC estarão todos funcionando de terça-feira ao domingo, das 10h às 18h. Todas as atividades têm acesso gratuito.
Integração – De acordo com a diretora geral do IPAC, Luciana Mandelli, as estratégias e ações promovidas pelas unidades museais do Instituto neste momento integram um novo formato de gestão horizontal, que compartilha e integra as ações sistêmicas entre os museus. “Desde o início do ano de 2023 defendemos a integração dos museus do IPAC que antes trabalhavam isoladamente e reforçamos a Diretoria de Museus (Dimus) para encampar a política pública estadual de museus na Bahia”, explica Luciana Mandelli. Segundo ela, o IPAC agora se integra também a um sistema nacional de museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura (MinC).
Em entrevista com o site dorispinheiro.com.br, diretora geral do IPAC, Luciana Mandelli falou sobre o Verão nos Museus, mudanças nos museus baianos e novos desafios do IPAC. Confira:
Cássia Reuter-Por que fazer uma programação especial de ‘Verão nos Museus’?
Luciana Mandelli– Desde o a o passado o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já mostrava um crescimento de 13% no volume das atividades turísticas Na Bahia, mais que o dobro dos 4,9% da média nacional. E a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) previu 6,5 milhões de turistas no verão baiano 2023/2024. Assim, é natural que pensemos aumentar nossas programações quando aumenta o número de visitantes aos museus, como acontece em qualquer grande cidade do mundo. Além do verão, os Museus do IPAC também participam anualmente de programações capitaneadas pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), como a Semana de Museus em Maio e a Primavera de Museus a partir de Setembro.
CR- Estão ocorrrendo mudanças nos Museus do IPAC?
LM– Sim. Estamos implementando estratégias e ações para que os Museus do IPAC se organizem em um novo formato de gestão horizontal, que compartilha e integra as ações sistêmicas entre as unidades. Desde o início de 2023 defendemos a integração dos museus que antes trabalhavam isoladamente e reforçamos a Diretoria de Museus (Dimus) para encampar a política pública estadual de museus na Bahia. Agora o IPAC agora se integra também a um sistema nacional de museus, ação do IBRAM do Ministério da Cultura (MinC). O Sistema identifica, mapeia e cria uma plataforma de museus, compartilhando a gestão e o conhecimento técnico especializado entre as unidades museais de todo o Brasil. O Sistema Brasileiro de Museus (SBM) foi criado pela Lei nº11.904/2009 e via Decreto nº8.124/2013 com o objetivo de definir uma rede organizada de instituições para promover a coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus brasileiros.
CR- Nessa perspectiva existem então novos desafios?
LM– São muitos, mas destacamos as ações para desenvolver, implementar, monitorar e avaliar os Museus e integrá-los ao Plano Nacional de Cultura e ao Plano Nacional Setorial de Museus. Ao participarmos do Sistema e incluirmos os Museus do IPAC nos Planos Nacionais conseguiremos ter mais qualidade e produtividade, e em última instância promover, divulgar e valorizar os museus, aumentando o público visitante e intensificando a relação com a sociedade. Também nos inscrevemos no Edital do IBRAM que prevê a implantação e o fortalecimento dos museus através de R$ 2,6 milhões em recursos. A organização sistêmica e compartilhada proporciona um melhor planejamento e acesso dos museus aos orçamentos mais significativos.
Programação do ‘Verão nos Museus’
Museu de Arte da Bahia – MAB
– Residência Artística Vila Janeiro de 2024 a Junho de 2024
– Entreatos II- RODIN Novembro de 2023 a março de 2024
– Prêmio Pierre Verger 06 de dezembro de 2023 a março de 2024
– Floro Painéis Janeiro de 2024 a março de 2024
– Oficinas de Cerâmica Janeiro/ Fevereiro/ Março de 2024 (sábado)
– Bailinho de Carnaval – infanto Juvenil 03 e 04 de fevereiro de 2024
– Cinema no MAB Janeiro de 2024
– Oficina de Máscaras de Carnaval 01 de fevereiro de 2024
– Atividades infantis nos museus – AVANTE Janeiro/Fevereiro/Março de 2024
Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM Bahia
– Residência Artística – Casa Museu Popular da Bahia – (oficinas de arte, palestras, workshop, roda de conversa)
– Dezembro de 2023 / Janeiro de 2024 (terça a domingo)
– Música no Pátio – Grupo de choro Siri Catado do Solar Unhão Janeiro/Fevereiro de 2024 – 02 vezes ao mês
– Walter Firmo 05 de dezembro de 2023 a março de 2024
– Maria Adair Dezembro de 2023 a março de 2024
– JAM no MAM – 30/12/2023 e 27/01/2024
– Samba D’Janira – 09 e 23/12/2023, 06 e 20/01/2024, 01/02/2024
Centro Cultural Solar Ferrão
– Coleção Claudio Massela 30 de novembro de 2023 a março de 2014
– Recortes de Nossa Senhora da Conceição
Museu de Arte Contemporânea – MAC
– Acervo MAC_Bahia – Galeria do Casarão Em cartaz
– “AGÔ” de Ayrson Heráclito -Galeria Contemporânea Em cartaz
– Arte Urbana – Galeria MURO Em cartaz
– Mostra CIRCUITOS COMPARTILHADOS – Programas diferentes a cada mês – Terça a sábado, às 18h30 – Local: Cine Paredão – Dezembro de 2023 a fevereiro de 2024
– Grupos musicais (formações reduzidas) – Sábados às 17h – Local: Área aberta em frente à Galeria Contemporânea – Dezembro de 2023 a fevereiro de 2024
– JAMÇAJam session de dança e performance – Domingos às 16h – Local: Área aberta em frente à Galeria Contemporânea – Dezembro de 2023 a fevereiro de 2024
– AMANHECER NO MAC – Atividades para corpo e mente saudáveis “Amanhecer com Yoga”, Meditação guiada, Tai Chi, Dançaterapia etc – Domingos às 8h – Local: Jardim do MAC – Dezembro de 2023 a fevereiro de 2024
– MONITORIA DE SKATE – Sábado e domingo das 10h/12h e 14h/18h, mediante demanda e
ocupação da pista. Uso da pista proibido para menores de 12 anos desacompanhados. Uso obrigatório de EPIs para menores de 18 anos. Não dispomos de skates – Local: Escultura Skatável (mini-rampa) – Dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 previsto
– OCUPAÇÃO COLETIVO DAS LILITHS
– Performances sonoras – Local: Área externa – Dezembro de 2023 a fevereiro de 2024
Mais informações no perfil @ipac.ba do instagram, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia no facebook e no site www.ipac.ba.gov.br.