Marca do artista Gustavo von Ha usa a lógica do mercado virtual para escancarar os circuitos comerciais camuflados pelo sistema da arte; produtos custam entre R$ 80 e R$ 290 mil
A VON HA™, marca idealizada pelo artista paulista Gustavo von Ha, lança os seus produtos originais e obras de arte exclusivas no e-commerce próprio VON HA inc.™ e em diversos marketplaces já existentes. O projeto utiliza a lógica do mercado virtual para escancarar os circuitos comerciais que o sistema da arte tenta camuflar – criando mais uma rede para chegar direto ao público final com total transparência e de forma mais democrática.
Para conhecer as peças, acesse aqui: https://www.von-ha.com/
“Tem gente que vai comprar os produtos sem saber que sou artista. Estou interessado em criar uma nova rede que extrapole o mercado de arte. Quando exponho meus produtos em um marketplace parceiro, estou no mesmo ambiente onde se vende de um copo a um carro. É uma forma muito mais transparente e democrática nesse sentido”, argumenta von Ha.
Os itens disponíveis para venda ao público vão de um aspirador de pó a obras consagradas assinadas por ele, presentes em coleções de algumas das mais relevantes instituições – tais como Museu de Arte Contemporânea (MAC USP), Museu de Arte Moderna (MAM SP), Museu de Arte do Rio (MAR) e Pinacoteca do Estado de São Paulo –, passando pela vela aromática Videogame, uma série de Barbritney (boneca feita em alumínio fundido a partir da famosa boneca estereotipada), bonés com orelhas do Mickey ironizando o mercado de arte, camisetas, canecas e souvenirs. Os preços variam de R$ 80 a R$ 290 mil.
Com a VON HA inc.™, Gustavo von Ha desafia a noção de comercialização da arte e ativa um novo circuito dentro dos marketplaces. A estratégia conecta-se com o trabalho “Inserções em circuitos ideológicos”, de Cildo Meireles, e com a ideia de ready-made, introduzida por Marcel Duchamp no século XX. O intuito é ressuscitar a velha questão até hoje não superada: afinal, isso é arte?
“Seria muito ingênuo fazer uma crítica direta ao sistema da arte. Estou mais interessado em estabelecer uma nova rede, um novo circuito. Fui um artista representado por galerias, do mercado tradicional, inserido nessa lógica até 2019, e continuo com parcerias e colaborações dentro desse universo. No entanto, o mundo já opera de outra forma há um bom tempo – que se intensificou com a pandemia. As nossas vidas passam pela lógica das redes, acho coerente com meu próprio trabalho radicalizar nesse sentido”, acrescenta o artista.
Sobre Gustavo von Ha
A produção de Gustavo von Ha desenvolve-se a partir de diversos núcleos de obras que operam dentro e fora do sistema artístico, atuando em várias plataformas de circulação de imagens como a internet, as salas de cinema, as bibliotecas, o comércio ambulante e o espaço público. Sua produção, estruturada em uma ação performática, encontra-se nos limites entre a realidade e a ficção, a arte e o mercado, o público e o privado, a produção autoral e a indústria cultural. Em sua pesquisa traz à tona imagens, conceitos e histórias muitas vezes silenciadas na história da arte, revelando um interesse por questões além das narrativas hegemônicas.
Gustavo von Ha (1977) é um artista visual brasileiro. Seu trabalho foi comissionado por instituições no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos e exposto em Yerevan Biennial, 11ª Bienal do Mercosul, DA Z Festival, Museum Für Gestaltung, Zurich, MAC USP, SP, MAM, SP, Museu de arte do Rio entre outros.
Suas obras estão presentes em coleções como as da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Museu de Arte de Rio (MAR), do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC-USP), do Instituto Cervantes de Tóquio e do Nassau Community College (NCC), de Garden City, NY.