O enfrentamento da fome segue como um dos maiores desafios globais — e no Brasil, sua persistência mobiliza pesquisadores, gestores e a sociedade civil. Essa é a temática central aprofundada por Walter Barretto Jr em sua tese de doutorado, defendida na UNIFACS, e agora apresentada ao público no formato de dois livros. O lançamento das obras “O Fim da Fome no Brasil” e “Renda Básica Viável” acontece no dia 25, às 18h, na Academia de Letras da Bahia (ALB), em evento aberto ao público.
O doutorado de Walter Barretto Jr é voltado ao Desenvolvimento Regional e Urbano, com formação na Universidade Salvador (UNIFACS) e período de pesquisa na Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. A partir de uma investigação multidisciplinar, o autor propõe reflexões e caminhos para o enfrentamento da fome e para a viabilidade financeira de políticas de renda básica no país.
“O Fim da Fome no Brasil” traz prefácio do antropólogo baiano Ordep Serra, doutor pela USP, com trajetória acadêmica em importantes centros de pesquisa internacionais, como o Centre Louis Gernet da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Autor de obras de referência, entre elas “Rumores de Festa – O Sagrado e o Profano na Bahia”, Serra participa do lançamento presencialmente.
Já o livro “Renda Básica Viável” tem prefácio do economista e deputado estadual Eduardo Suplicy, referência nacional e internacional no debate sobre renda básica. Suplicy participará do evento virtualmente. A obra apresenta um desenho financeiro detalhado da Lei nº 10.835/2004, que instituiu a Renda Básica de Cidadania — conhecida como Lei Suplicy — e discute sua implementação prática no Brasil contemporâneo.
O lançamento conjunto dos dois títulos convida o público a refletir sobre caminhos possíveis e sustentáveis para a superação da fome e a construção de políticas distributivas eficazes no país. O evento é aberto e acontece na Academia de Letras da Bahia.















