A literatura infantil pode provocar o reencontro com a identidade e o senso de pertencimento de um grupo. Confira as obras indicadas pelo Clube Quindim.
Título: A pele que eu tenho
Escritora: bell hooks
Ilustrador: Chris Raschka
Faixa etária: 0 a 8 anos
Editora: Boitatá
O que faz você ser quem é? Nesta obra, a escritora bell hooks lança um olhar tão firme quanto afetuoso sobre algo que contribui decisivamente para a formação da nossa identidade, mas que nem por isso deve nos definir – a cor da nossa pele.
Título: Nina: uma história de Nina Simone
Escritora: Traci N. Todd
Ilustrador: Christian Robinson
Faixa etária: 6 a 12 anos
Editora: Pequena Zahar
Eunice nasceu e aprendeu a cantar antes de falar. Dançou, antes mesmo de andar. Enquanto aprimorava seu talento e suas habilidades, via e vivia todos os dissabores e preconceitos tão naturalizados na sociedade americana que precedeu os Movimentos dos Direitos Civis. Ela silenciou o quanto pode os sentimentos provocados por tantas injustiças, até o dia em que colocou toda fúria para fora em forma de música, e passou a ser um dos principais nomes da luta pelos direitos das pessoas negras, nos Estados Unidos e no mundo.
Título: Os dengos na moringa de Voinha
Escritora: Ana Fátima
Ilustradora: Fernanda Rodrigues
Faixa etária: 3 a 8 anos
Editora: Brinque-book
Na casa de sua avó, uma menina observa a moringa que fica entre a sala de estar e a cozinha. Lembra dos carinhos, afetos e detalhes de sua família, com todo cuidado e amor. Com belíssimas ilustrações de Fernanda Rodrigues, a crônica de Ana Fátima narra uma existência atenta às pequenas riquezas de uma vida simples, que muitos de nós não tivemos a oportunidade de experimentar em primeira mão. Uma vida plena, consciente dos valores herdados de seus ancestrais que, por sua vez, ansiamos por eternizar em memórias e suas próprias tradições.
Título: Milo imagina o mundo
Escritor: Matt de la Peña
Ilustrador: Christian Robinson
Faixa etária: 3 a 8 anos
Editora: Pallas
Todos os meses, em um domingo, Milo e sua irmã pegam o trem e seguem em uma longa viagem com destino a um lugar que, a princípio, nós leitores desconhecemos. No trajeto, ele cria desenhos a partir das pessoas que estão ali no vagão, imaginando histórias para elas. Mas será que é tão simples assim? Será que somos mesmo feitos apenas do que aparece na superfície?
Título: Chupim
Escritor: Itamar Vieira Junior
Ilustradora: Manuela Navas
Faixa etária: 6 a 12 anos
Editora: Baião
A poética obra do premiado autor Itamar Vieira Junior, com pinturas de Manuela Navas, oferece a perspectiva de uma criança para o universo que engendra seu livro mais famoso, Torto Arado. Além de questionar qual seria, de fato, a praga dos campos, este texto da literatura infantil nos aproxima, de maneira sensível e singela, da realidade de muitas crianças, para que outras possam ter consciência das desigualdades do nosso país.
Título: Fevereiro
Autora: Carol Fernandes
Faixa etária: 3 a 12 anos
Editora: Caixote
O Carnaval é uma festa que vai muito além dos desfiles suntuosos que vemos na TV e dos blocos que arrastam milhares de foliões pelas ruas atrás de músicas, danças e brincadeiras. Historicamente, é um momento muito especial de celebração da arte, da cultura, das tradições e dos costumes em várias partes do mundo. Por sua vez, a obra Fevereiro é uma ode à Bahia, ao amor que as famílias sentem pela festa, ao compromisso de mulheres e homens negros em fazer a herança do Carnaval atravessar muitos e muitos anos, sendo transmitida de geração em geração, e renovada a cada ano.
Título: Da minha janela
Escritor: Otávio Júnior
Ilustradora: Vanina Starkoff
Faixa etária: 3 a 12 anos
Editora: Companhia das Letrinhas
O escritor e morador da comunidade do alemão, Otávio Júnior, nos apresenta à sua casa e ao seu quintal e nos convida a enxergar através de outra perspectiva. Um olhar poético, humano, diverso e genuíno de quem está do outro lado da janela. Se nos noticiários a favela sempre aparece relacionada à pobreza e a violência, aqui, ela é lugar de todas as cores, de dias bons e ruins, de luta, espera, alegria, esperança, gente que se ajuda e luta por uma vida melhor.
Título: Quando me descobri negra
Escritora: Bianca Santana
Ilustrador: Mateu Velasco
Faixa etária: 9 a 12 anos
Editora: SESI-SP
A jornalista e professora Bianca Santana fala por muitas garotas brasileiras: “Tenho 30 anos, mas sou negra há apenas dez. Antes, era morena”. Ao longo dos relatos, a autora abre as suas memórias, e reescreve cenas do seu cotidiano atrelado ao preconceito e de sua construção de identidade racial.
Sobre o Clube Quindim
Fundado em 2016, o Clube de Leitura Quindim promove o acesso à literatura infantil transformadora e de qualidade, oferecendo momentos de afeto e conexão familiar através da leitura compartilhada. Com uma curadoria de especialistas renomados, o clube envia mensalmente livros selecionados para crianças de acordo com as diferentes faixas etárias, tendo impactado milhares de famílias em todo o Brasil.