Nova diretoria toma posse em março do próximo ano
A Academia de Letras da Bahia realizou ontem, 21 de novembro, eleições para definir os representantes da instituição para o biênio de março/2025 a março/2027. O pleito, concretizado por meio eletrônico, teve a inscrição de uma única chapa, com 16 integrantes, conforme o Estatuto da instituição.
Dos 39 eleitores aptos, 37 votaram, sendo a Chapa ALB eleita com 36 votos. Foram eleitos para presidente, o escritor Aleilton Fonseca, e para vice-presidente, o jurista Edvaldo Brito, para um mandato de dois anos. A Diretoria eleita deverá tomar posse em março de 2025, após um período de transição, conforme as normas da Casa.
Atualmente, o antropólogo e escritor Ordep Serra é o presidente da instituição pela segunda vez e o professor e escritor Marcus Vinícius Rodrigues ocupa a vice-presidência. Eles permanecem à frente da Academia de Letras da Bahia até março do próximo ano.
Segundo o presidente eleito, Aleilton Fonseca, a nova diretoria está empenhada em intensificar as atividades dos acadêmicos na programação da ALB, promover eventos literários em nível nacional, envolvendo escritores baianos, em constante interação com as Academias municipais e com entidades parceiras de outros estados e até de outros países. “A Academia baiana tem tudo para se expandir em nível nacional e internacional, promovendo maior intercâmbio entre escritores baianos e estrangeiros, através de encontros, eventos on line e publicações”, ressalta.
A posse deverá ocorrer em março de 2025, quando serão retomadas as atividades do novo ano acadêmico. Confira a composição da nova diretoria da Academia de Letras da Bahia a partir de 2025:
PRESIDENTE: Aleilton Santana da Fonseca
VICE-PRESIDENTE: Edvaldo Pereira de Brito
1º Secretário: Carlos Jesus Ribeiro
2ª Secretária: Heloísa Prata e Prazeres
1º Tesoureiro: Nelson Cerqueira
2º Tesoureiro: Paulo Ormindo David de Azevedo
Diretor da Biblioteca: Armando Avena Filho
Diretora do Arquivo: Edilene Dias Matos
Diretor de Informática: Décio Torres Cruz
Diretor da Revista: Fernando da Rocha Peres
CONSELHO DE CONTAS E PATRIMÔNIO
Evelina de Carvalho Sá Hoisel
Lia de Carvalho Robatto
Urânia Tourinho Peres
CONSELHO EDITORIAL
Cleise Furtado Mendes
Mirella Márcia Longo Vieira Lima
Ruy Alberto d´Assis Espinheira Filho
Sobre Aleilton Fonseca
Nasceu em Firmino Alves (BA), em 1959, cresceu em Ilhéus e reside em Salvador. Escreve ficção, poesia e ensaios. Foi coeditor de Iararana – Revista de arte, crítica e literatura (Salvador, 1998-2007). Doutor em Letras (USP), é professor pleno aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana. Publicou cerca de 40 livros, sendo os mais recentes: ‘O desterro dos mortos’ (contos), ‘A terra em pandemia’ (poema), ‘Sonhos de viver’ (contos) e ‘O sorriso da estrela’ (conto, ilustrado). Pertence à Academia de Letras da Bahia, à Academia de Letras de Itabuna e à Academia de Letras de Ilhéus.