Evento marcou a abertura oficial do Salvador Capital Afro e transformou o Pelourinho em uma grande passarela de beleza, música e ancestralidade
O Pelourinho viveu um sábado de celebração, arte e pertencimento com a realização do Afro Fashion Day 2025, neste sábado (1º). A iniciativa reuniu cerca de 4 mil pessoas na Praça Terreiro de Jesus, que se transformou em uma vibrante passarela de moda, música e ancestralidade. Em sua 11ª edição, o evento — considerado o maior de moda negra do Brasil — celebrou a diversidade e a criatividade da moda baiana com uma programação gratuita, marcando a abertura oficial do Salvador Capital Afro, iniciativa que dá início às comemorações do Mês da Consciência Negra em Salvador.
Com o tema “Beleza”, o desfile começou às 19h e levou à passarela 78 modelos e 45 marcas de moda da Bahia. A apresentação foi dividida em três blocos — Raiz, Expressão e Espelho — com curadoria de moda de Fagner Bispo, direção de beleza de Dino Neto e Roma Aragão, e trilha sonora do DJ Telefunksoul, presente desde a primeira edição do projeto. O público respondeu com entusiasmo a cada entrada, transformando o Terreiro de Jesus em um grande palco de celebração à estética afro-brasileira.

A abertura foi marcada por forte emoção com a participação do Ilê Aiyê, que, em parceria com a Neoenergia Coelba, levou à passarela cinco Deusas do Ébano e seus percussionistas. No segundo bloco, o cantor Felupz apresentou uma performance inédita que uniu música, dança e moda, arrancando aplausos e gritos do público.
O encerramento teve um tom apoteótico, com o show da cantora Rachel Reis, convidada pela Avon, marca de beleza oficial do evento. A artista interpretou faixas de seu novo álbum Divina Casca e celebrou o momento: “Estou aqui como cantora, mas também como espectadora. Estou muito feliz”, declarou antes de subir à passarela.
Durante todo o dia, o público pôde visitar a Feira da Sé, que reuniu 24 marcas e projetos de afroempreendedorismo, com barracas de moda, acessórios, artesanato, gastronomia e beleza. Entre os expositores estavam NegraLu, Ziê, OMI + Marargila, Rua dos Orixás, Um Rabisco à Toa, Vistosa, Candances Moda Afro, Mirinha Leal Criações, Uka Acessórios e Tá Bom Pra Você, além de ações do Ilê Aiyê e o bazar beneficente Juntos pelo Bem.
A programação incluiu ainda oficinas gratuitas de croqui de moda, amarração de turbante e tranças afro, que atraíram participantes de todas as idades. “Mais do que um desfile, o Afro Fashion Day é uma celebração de identidade, pertencimento e poder criativo, que transforma a moda em um instrumento de transformação social”, destacou Luciana Gomes, gerente Comercial e de Marketing do Correio, idealizador do projeto.
Criado em 2015, o Afro Fashion Day já reuniu mais de 100 mil participantes e 2 mil profissionais em suas edições, consolidando-se como uma plataforma de valorização da cultura afro-brasileira e de fomento à economia criativa.
O Afro Fashion Day 2025 é uma realização do jornal Correio, com patrocínio da Avon, Bracell e Neoenergia Coelba, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, e apoio da Claro, Salvador Bahia Airport, Shopping Barra, Sotero Ambiental e Wilson Sons, além de parceria com a Melissa.















