A Orquestra Sinfônica da Bahia inicia sua programação de abril com um concerto gratuito neste domingo (04/06) , às 11h , no Santuário Nossa Senhora de Fátima , localizado no Colégio Antônio Vieira , no bairro do Garcia . A apresentação integra a Série Manuel Inácio da Costa , que percorre atualidades e museus de Salvador. O programa reúne obras de dois dos mais emblemáticos compositores do período barroco : o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) e o alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).
Intitulada “Diálogos Vitais” , a apresentação destaca obras de compositores que mostram o diálogo de violoncelos e violinos em dois concertos duplos para cada instrumento específico: o “Concerto para Dois Violoncelos” , de Vivaldi, e o “Concerto para Dois Violinos” , de Bach. O repertório inclui ainda o ” Concerto para Flauta em Sol Menor ‘La Notte’, RV 439″ , de Vivaldi, e o “Concerto de Brandemburgo nº 5 em Ré Maior, BWV 1050” , de Bach.
Bach e Vivaldi em interpretação fiel ao período barroco
A regência fica a carga do maestro e cravista gaúcho Fernando Cordella , diretor artístico da Bach Society Brasil e um dos principais intérpretes da performance historicamente informada , abordagem que busca reproduzir as obras com fidelidade ao estilo e às técnicas da época em que foram compostas.
Já a forma cooperativa do concerto é do chefe de naipe das flautas da OSBA, Lucas Robatto , que também liderou o Núcleo de Música Historicamente Informada – uma parceria entre a OSBA e a Escola de Música da UFBA, dedicada à pesquisa e recriação de práticas musicais do passado.
Além de Fernando Cordella (cravo) e Lucas Robatto (flauta), integram o grupo de solistas dos músicos da OSBA Thomaz Rodrigues e Ítalo Nogueira (violoncelos), e Francisco Roa, José Fernandes e Lírida Lima (violinos).
SOBRE A OSBA – Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de divulgação consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo proveniente de recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, por meio de sua Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
SERVIÇO:
OSBA EM: DIÁLOGOS VITAIS – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA
Data: 06 de abril, domingo
Horário: 11h
Local: Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira, Garcia)
Entrada: Gratuita, sujeita à lotação do espaço. (Local possui estacionamento)
Regência e solista (cravo): Fernando Cordella
Coordenação e solista (flauta): Lucas RobattoMais solistas: Thomaz Rodrigues e Ítalo Nogueira (violoncelos); Francisco Roa, José Fernandes e Lírida Lima (violinos).
Programa:
VIVALDI – Concerto para Dois Violoncelos em Sol Menor, RV 531
BACH – Concerto para Dois Violinos em Ré Menor, BWV 1043
VIVALDI – Concerto para Flauta em Sol Menor “La Notte”, RV 439
BACH – Concerto de Brandemburgo Nº 5 em Ré Maior, BWV 1050