Sempre é tempo de sentar com os mais velhos e ouvir o que eles têm para dizer. A escuta pode ser arrebatadora, inspiradora e até motivar a montagem de um espetáculo. Foi o que aconteceu com o ator e diretor baiano Fábio Vidal no seu mais novo espetáculo “Minha mãe e eu, e a mãe da minha mãe”.
A nova criação do autor marca um encontro emocionante entre as histórias de três gerações de mulheres de sua família, revelando memórias, afetos e abordando a questão do etarismo.
O espetáculo conta com a participação inédita de Rosvanda Melo, mãe de Fábio, em uma narrativa autobiográfica que entrelaça temas universais como o envelhecimento e o cuidado familiar, refletindo sobre o Brasil pela ótica de uma mulher octogenária.
Rosvanda, que nunca havia atuado, encontrou na arte um novo olhar para o cotidiano. “Tem sido um processo de redescoberta, de reconexão familiar. Eu me sinto muito nutrido por essa ação de trazer luminosidade em cima da minha mãe. É um convívio de muito afeto e reencontro”, afirma o ator.
A peça, construída a partir de memórias e expressões artísticas diversas, como teatro, contação de histórias, canto, bordado e culinária, homenageia também Agostinha, avó de Vidal, falecida aos 80 anos, vítima da Doença de Alzheimer, e sua bisavó, Pureza. Somando as histórias dessas três gerações de mulheres, a montagem atravessa mais de cem anos de memórias familiares, trazendo à tona a rica trajetória de mulheres nordestinas e suas lutas.
O espetáculo nasceu de um processo colaborativo que começou em maio deste ano, envolvendo a comunidade baiana em uma série de oficinas formativas. Com grande participação popular, essas atividades – que contaram com a presença de Rosvanda Melo – trouxeram à tona temas como autobiografia cênica e canto coral, adicionando novas camadas ao processo criativo e conectando o público à obra desde o início.
Serão promovidas sessões com recursos de acessibilidade como audiodescrição e interpretação em Libras. O projeto realizará também sessões gratuitas com mediação cultural voltada para grupos de idosos, instituições socioculturais e alunos da rede pública de ensino. Interessados devem solicitar agendamento previamente através do e-mail agendamentos@criareprojetos.com.
“Minha mãe e eu, e a mãe da minha mãe” é uma realização do Território Sirius, em parceria com a Multi Planejamento Cultural. O projeto foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Prefeitura de Salvador, e pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Espetáculo “Minha mãe e eu, e a mãe da minha mãe”
Data: 23/11 às 17h
Local: Espaço Cultural Alagados – Rua Direta do Uruguai s/n – Fim de Linha Uruguai
Ingressos: Sympla https://linktr.ee/territoriosirius