Santo Antônio é esperança e fé para o povo nordestino
No coração do bairro histórico de Santo Antônio Além do Carmo, uma das mais belas e emocionantes manifestações de fé popular chega à sua 19ª edição. O artista plástico e morador local Rodrigo Guedes abre as portas de sua casa, localizada na Rua Direita do Santo Antônio, nº 559, para receber o público na tradicional “Devoção Popular a Santo Antônio”.
O destaque da celebração é o altar gigante, com 5 metros de altura, montado na sala principal da residência. Todo construído com materiais simples como papelão e papel, o altar assume o formato de um grande oratório, convidando os visitantes a uma experiência contemplativa: um olhar para o sagrado que habita dentro de cada um.
Com o tema “Santo Antônio: esperança e fé do povo nordestino”, uma homenagem de 2025 presta reverência ao padroeiro dos casamentos, dos pobres e dos aflitos, numa celebração que une arte, religiosidade e memória afetiva. Inspirado na canção “Santo Antônio”, do cantor e compositor Jota Veloso, Rodrigo Guedes reforça a ancestralidade e a herança cultural deixada por suas avós, Elza Guedes e Maria do Socorro, ambas devotas e moradoras do bairro.
“Eu cresci ouvindo as histórias das minhas avós, que se reuniam com a família para rezar Santo Antônio de maneira íntima e especial. Há 19 anos, decidi dar continuidade a essa tradição de forma pública, junto com a comunidade, preservando esse legado com muito amor, arte e fé”, conta Rodrigo.
Todos os anos, a decoração do altar surpreende os visitantes com temas criativos e referências às festas populares. “Este ano, homenageamos as festas juninas de Salvador, trazendo à tona o imaginário do povo nordestino, o colorido, a música e os sabores da temporada. É uma forma de manter viva a tradição e o manual de arte que aprendi com minha família”, explica o artista.
Além do altar, o corredor da casa abriga uma exposição de memórias da Devoção, com recortes de jornais, fotos e entrevistas guardadas ao longo dos anos, compondo uma narrativa afetiva e histórica dessa trajetória coletiva.
Durante as noites do Tríduo, os devotos poderão desfrutar de uma tradicional mesa junina, com iguarias típicas como o mugunzá, e o pãozinho da farinha abençoado não faltará. A programação inclui ainda sorteios de brindes, cânticos em ritmo de ijexá e muitas celebrações em homenagem aos santos juninos: Antônio, João e Pedro.
A entrada é gratuita e as visitas ao altar acontecem até 13 de junho, das 16h às 20h. As celebrações no Santo Antônio Além do Carmo são uma realização da SOLE Produções , com apoio da ACHE (Associação dos Empreendedores do Centro Histórico) e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
Programação Oficial
O oratório está aberto a visitas
Tríduo de Santo Antônio
11/06 (18h30):
- Apresentação especial do Coral do Mosteiro de São Bento da Bahia , que comemora 60 anos
- 19h: Saída da Procissão em louvor a Santo Antônio pelo largo
- 19h30: Início da 1ª noite do tríduo
12/06 (19h30):
- 2ª noite do tríduo
13/06 – Dia de Santo Antônio:
- Visitação ao altar durante a manhã
- 19h30: Encerramento do tríduo
Santo Antônio vive no coração do povo. Em cada vela acesa, em cada reza, em cada gesto de partilha — pulsa a fé nordestina, que transforma a devoção em arte e resistência.
SERVIÇO
Evento: Devoção Popular a Santo Antônio – 19ª edição
Local: Rua Direita do Santo Antônio, 559 – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador – BA
Visitação: 1º a 13 de junho, das 16h às 20h
Entrada: Grátis
Classificação indicativa: Livre