Escritoras e escritores do gênero Jovem-Adulto de todo o país poderão se inscrever para a premiação entre 16 de setembro e 31 de dezembro
Após o sucesso da 1ª edição do Prêmio Amazon de Literatura Jovem, que contou com a inscrição de mais de mil escritoras e escritores, a Amazon Brasil, em parceria com a HarperCollins Brasil, anuncia a 2ª edição da premiação, que reconhece autores e autoras independentes do país, do segmento Jovem-Adulto, com obras publicadas no Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta gratuita de autopublicação da Amazon. Além de fomentar a democratização na literatura, o Prêmio Amazon de Literatura Jovem também visa promover o acesso à leitura no Brasil e o apoio aos autores e autoras independentes.
As inscrições estarão abertas entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro e o vencedor será anunciado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2025. Nessa edição da premiação o júri será composto por Thalita Rebouças, Pedro Rhuas e Alec Costa. A vencedora ou vencedor receberá o valor de R$ 35 mil, sendo R$ 10 mil em adiantamento de royalties da HarperCollins Brasil, com sua obra publicada no país na versão impressa pelo selo literário Pitaya, voltado para o público Jovem-Adulto. O ganhador ou ganhadora do prêmio também terá sua obra publicada em audiolivro pela Audible, além de ter a oportunidade de se reunir exclusivamente com os autores do gênero Jovem-Adulto da editora, e apresentar seu trabalho para outros setores da Amazon Brasil, como Prime Video, Amazon Studios e Amazon Music.
“É uma enorme satisfação anunciar a segunda edição do Prêmio Amazon de Literatura Jovem no Brasil. Este prêmio é uma oportunidade única para reconhecer e celebrar o talento literário de autoras e autores independentes no país. Por meio dele, buscamos abrir novas portas para novos talentos, promovendo a literatura nacional, e a democratização do acesso à leitura”, ressalta Ricardo Perez, líder do negócio de livros da Amazon no Brasil.
Compromisso com a literatura nacional
No primeiro dia da Bienal do Livro de 2024, em São Paulo, a obra vencedora da 1a edição do Prêmio Amazon de Literatura Jovem, “Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca”, da autora Juliana Giacobelli, foi lançada fisicamente e no formato de audiolivro pela Audible. Neste ano, a Amazon Brasil conta com um estande no maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, com ativações especiais, palestras com autores KDP em mesas redondas e venda de Kindles para leitura de e-books.
Ainda em setembro, em colaboração com o Instituto Pró-saber SP – ONG que incentiva o prazer de ler entre crianças e jovens da comunidade de Paraisópolis – a Amazon Brasil contribuirá com o lançamento de 15 novas estações de leitura, próximas às suas operações no país, aumentando o número de livros do acervo em escolas públicas para a leitura guiada e empréstimos de obras. Anteriormente, a empresa já havia contribuído com a instalação de 20 minibibliotecas móveis em escolas públicas e ONGs pelo Brasil, com o projeto ‘Estação Amazon de Leitura’.
Para cada estação, foram doados mais de 150 livros diferentes para alunos em idade de alfabetização, além de almofadas, estantes com rodinhas para organizar sessões de leitura em diferentes salas de aula, tapetes e sacolinhas de empréstimo das obras. “Os livros estão no DNA da Amazon desde o início da empresa. É onde começamos e está no centro de quem somos, pois acreditamos que a leitura é um pilar essencial de uma sociedade saudável. Temos como missão inspirar os leitores, tornando mais fácil e acessível o hábito de ler”, conclui Perez.