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Animale relança projeto de moda circular com mais de 675 mil peças arrecadadas

  • Atitude, Destaque 1-atitude, Moda, Sub-Editoria Atitude
  • 2025-09-22
  • Sem comentários
  • 3 minutos de leitura

Parceria inédita entre Animale Vintage e Ventana Upcycling garante a continuidade da iniciativa de destinar 100% do valor arrecadado para mulheres em situação de vulnerabilidade social

O Animale Vintage, plataforma de moda circular da Animale, promove a 7ª edição e convida a comunidade da marca a participar ativamente de uma transformação consciente: cada peça doada pelos clientes não é apenas uma roupa, mas uma história que ganha um novo ciclo, conectando passado, presente e futuro por meio de práticas sustentáveis. O projeto, criado em 2018, já arrecadou mais de 675 mil peças e cerca de R$ 500 mil, que foram doados para iniciativas sociais. 

Neste ano, a Animale estreia uma colaboração inédita com a Ventana, marca brasileira de upcycling criada por Gabrielle Pilotto. A parceria dará vida nova a peças icônicas da Animale, que serão reinterpretadas por meio do processo de upcycling com criações exclusivas e disponibilizadas para venda em um evento especial na loja da marca.
 
Durante setembro, a Animale convida seus clientes a doarem roupas femininas usadas, em bom estado e de qualquer marca. As peças arrecadadas passam por um processo de curadoria e são revertidas em créditos para a nova coleção. Além disso, parte das doações será destinada a seis instituições parceiras: Donas de Si, Redes da Maré, Providenciando, Gerando Falcões, Instituto Angélica Goulart e Costurando Sonhos. Já as peças icônicas da Animale integrarão o Vintage Shop, evento de venda em outubro, em lojas selecionadas, com toda a renda revertida para o projeto Lab de Moda do Instituto Donas de Si. 

Mais do que moda, o Animale Vintage é um compromisso com o consumo responsável e com a valorização das histórias por trás de cada peça. Na última edição realizada em 2024, foram 146,9 mil peças coletadas em 64 lojas, com 72.804 peças doadas para nove projetos sociais e R$ 160 mil integralmente doados ao Lab de Moda do Instituto Donas de Si, no Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro.

“A colaboração com a Ventana reforça nossa visão de que a moda pode e deve ser um espaço de inovação consciente. Reinterpretar peças icônicas da Animale por meio do olhar criativo da Gabrielle Pilotto é uma forma de celebrar nossa história, ao mesmo tempo em que ampliamos seu ciclo de vida e criamos algo totalmente novo e único para nossas clientes”, afirma Juliana D’auria, diretora de marketing da Animale. 

A 7ª edição deste projeto reafirma o propósito da Animale de colocar a moda no centro da inovação e da responsabilidade socioambiental, agora ampliado pela parceria inédita com a Ventana e pela valorização do upcycling como etapa essencial do processo. 

“Cada peça que volta às lojas carrega uma história e a chance de gerar transformação. Essa iniciativa une impacto social e sustentabilidade e reforça o propósito da Animale: exaltar a potência da mulher com uma moda mais limpa, justa e ética”, comenta Débora Banov, Head de Gente, Gestão e Sustentabilidade da Animale.

Sobre Animale

Fundada em 1991, a Animale é uma das marcas mais icônicas e desejadas da moda brasileira, reconhecida por sua estética sofisticada, feminina e atemporal. Parte do grupo AZZAS 2154, a marca combina design autoral e riqueza de materiais para criar peças que transitam entre a sofisticação e a contemporaneidade. Ao longo de sua trajetória, construiu um universo que une lifestyle, arte e moda, colocando em cada coleção a força criativa e a autenticidade da mulher brasileira. Presente em lojas próprias, e-commerce e multimarcas em todo o país, a Animale segue se reinventando para oferecer experiências únicas, consolidando-se como referência de estilo e vanguarda no cenário da moda nacional.

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